Doação do Projeto Apoio Psicológico a uma Unidade Prisional de Catalão

Projeto de extensão voltado a encarcerados realiza doação para promover o ensino no presídio

Por Welliton Alves. Em 22/02/21 11:17. Atualizada em 22/02/21 15:21.
Em parceria com a Casa da Amizade e Rotaract do Rotary Club, foram entregues materiais e equipamentos para possibilitar a ampliação do ensino para jovens e adultos dentro do presídio. Confira!

Na tarde da última sexta-feira, 19 de fevereiro, o Projeto de Extensão da UFCAT "Apoio psicológico a uma unidade prisional de Catalão-GO", apresentado a toda comunidade em reportagem da última semana, realizou a entrega de materiais e equipamentos para estruturação de uma sala de aula na Unidade Prisional de Catalão.

Com a presença da Reitora da UFCAT, Prof. Roselma Lucchese, a Coordenadora do referido projeto, Prof. Renata Wirthmann, o Presidente do Rotary Club de Catalão, Clésio W. da Cunha, a Presidente da Casa da Amizade, Tatiane Borba, a Presidente do Rotaract Club de Catalão "Integração", Isabela Borba da Cunha e a Vice-secretaria do mesmo Rotaract, Pamela Cristina Melo, a Diretora da Unidade Prisional, Fernanda Cristina Emídio e o Supervisor de Segurança da Unidade, Flávio Augusto Marques Angeli receberam as doações.

"Somos servidores públicos, sabemos os limites do Estado. Pensamos que o melhor seria unir servidores públicos com servidores públicos e buscar a iniciativa privada. Entendemos que essa ação conjunta entre serviço público e iniciativa privada vão nos dar braços um pouco mais longos.". Assim expressou a coordenadora do projeto, explicando a mecânica para conseguir as doações que vão possibilitar a instalação e melhores condições para execução de atividades de ensino para os jovens e adultos encarcerados.

Representante maior da UFCAT, Prof. Roselma elogiou a iniciativa do projeto, ressaltando a busca por parcerias para viabilizar a realização de tal ação junto da sociedade. "Olhar para a pessoa que cometeu alguma infração, algum crime, ela já está cumprindo sua penalidade social. Olhar para ela com um olhar diferenciado e proporcionar a oportunidade que ela possa mudar e fazer diferente na sua vida, é incrível, o ganho disso. O ganho é social. Todos nós ganhamos com uma ação dessa. Eu espero que esse projeto só se fortaleça e essas parcerias sejam cada mais vez robustas, mais importantes e o projeto possa ser estruturado aqui e quem sabe se tornar modelo para outras universidades e outras unidades prisionais também", ressaltou a Reitora.

A entrega dos equipamentos e materiais doados na Unidade Prisional de Catalão

Esta doação esta atrelada a um dos objetivos do projeto de instalar uma sala de aula na Unidade Prisional. Isso vem sendo trabalhado e devido à falta de insumos, fez-se necessário buscar esta parceria com o Rotary Club. Dentre os materiais doados estão carteiras escolares com apoio, mesa e cadeira para professor, prateleiras, uma lousa, uma smartv, microfones bluetooth, papel, pranchetas, outros materiais de papelaria e vários livros literários. Esses itens possibilitarão um melhor arranjo para que as aulas possam acontecer, inclusive de maneira online.

Os agentes externos participantes dessa ação, braços do Rotary Club, sendo eles a Casa da Amizade e o Rotaract "Integração", explicitaram nas palavras de seus representantes presentes a satisfação em colaborar com essa iniciativa junto à uma população da sociedade muitas vezes negligenciada e invisível. "Nosso Rotaract foi recém-criado e esse é nosso primeiro projeto. Querendo ou não, é muito negligenciada a situação dos presos, há preconceito de que eles não precisam de ajuda e então poucos projetos são voltados para eles. Achamos muito legal e importante", falou Isabela, presidente do Rotaract. O presidente do Rotary Club explicou que estão sempre abertos a parcerias com outras instituições e projetos que buscam fazer a diferença na comunidade. "Para o Rotary é uma honra participar de um projeto grandioso como esse. Isso aqui é o verdadeiro reflexo do que o Rotary procura. Quando não temos por iniciativa própria uma ideia, um ideal, buscamos na comunidade por parcerias com instituições e pessoas que de fato façam a diferença na sociedade. Estamos dando um pouco de visibilidade à aquela população invisível, que por diferentes acontecimentos vieram parar nessa situação. Nosso papel não é julgar ninguém e sim tentar melhorar o ser humano seja qual for sua condição", disse Clésio.

Doação do Projeto Apoio Psicológico a uma Unidade Prisional de Catalão
Itens doados possibilitarão a estruturação de espaço para atividades de ensino no interior do presídio

Recebendo as doações e muito esperançosa em oportunizar uma ressocialização aos detentos e detentas, a diretora da Unidade Prisional, Fernanda Emídio elencou as dificuldades para realização do projeto e também sua disposição em fazê-lo acontecer. "Aqui é tudo muito difícil e há vários obstáculos, mas temos que fazer alguma coisa pra ser o diferencial. Não temos a intenção de salvar ninguém, mas queremos oportunizar. Por isso temos que fazer esse projeto acontecer e parcerias como essa surgiram e tem dado certo. Então, que através desse projeto possam surgir outros, possamos participar e também servir a vocês de alguma forma. Esperamos que hoje marque apenas o começo [dessa parceria]. Agradecemos a todos", expôs ela.

De posse dos insumo, o grupo de trabalho do projeto e a direção da Unidade Prisional poderão articular novas atividades, se adequando ao cenário de pandemia vivido. Segundo Renata, irão trabalhar com a ideia de multiplicadores. Dessa forma, um detento recebe treinamento para transmitir aos demais em cela, uma vez que, não é possível que todos os detentos estejam em uma sala.

Fonte: Ascom - UFCAT

Categorias: notícias projeto de extensão Doação Ufcat