Apresentação - CEAPSI
O Centro de Estudos Aplicados em Psicologia (CEAPSI) foi criado em 2010 com o objetivo de promover a formação dos estudantes por meio da prestação de serviços psicológicos à comunidade, e assim, propiciar as experiências necessárias para o desenvolvimento das competências esperadas no perfil profissional do egresso.
O CEAPSI destina-se a servir como centro de ensino, pesquisa e extensão do curso de Psicologia da UFCAT e visa proporcionar, durante todo o percurso formativo, o contato permanente dos estudantes com experiências reais de trabalho do psicólogo, em suas diversas áreas de atuação.
Informamos que o CEAPSI do Curso de Psicologia da UFCAT atende gratuitamente a comunidade de segunda a sexta-feira, das 08h às 21h.
Para conhecer os serviços ofertados pelo CEAPSI, clique aqui!
Objetivos do CEAPSI
Na condição de um espaço de ensino, pesquisa e extensão, as funções primeiras do CEAPSI resumem-se em atender prioritariamente às necessidades do curso de Psicologia e consequentemente da comunidade. Como forma de conciliar estas funções, as atividades nas diversas áreas são realizados por acadêmicos supervisionados diretamente por professores e profissionais da Psicologia.
Todas as atividades desenvolvidos por este serviço procuram promover o estudo comprometido, o ensino e o aperfeiçoamento profissional sob uma perspectiva de reflexão crítica acerca da complexidade do desenvolvimento humano. Pretende-se ainda contribuir para uma reflexão sobre o papel social do psicólogo para a construção de novas possibilidades de intervenção e atuação em Psicologia sob uma perspectiva preventiva, institucional, relacional e socialmente comprometida com a garantia de melhores condições de vida à população.
O CEAPSI se constitui um serviço peculiar para a articulação entre teoria e prática, concebidos como dimensões indissociáveis para um efetivo processo formativo, numa relação recíproca, na qual a teoria é reformulada de acordo com as necessidades reais da população. Sendo assim, o serviço visa apresentar aos estudantes uma relação dialética entre teoria e prática, com o intuito de formar um psicólogo crítico, reflexivo, capaz de problematizar e contextualizar sua ação profissional. Nesta direção, o Centro de Estudos Aplicados em Psicologia desenvolverá atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão nas diversas áreas da Psicologia, com os seguintes compromissos:
(a) PROMOVER uma formação profissional alicerçada no compromisso social da Psicologia, sobretudo, a partir de princípios emancipatórios que possibilitem o desenvolvimento humano de todos os sujeitos envolvidos nas atividades realizadas pela instituição;
(b) FORTALECER o contato direto entre a Instituição de Ensino, o corpo docente e discente do curso de Psicologia com a realidade populacional e institucional da cidade de Catalão e região;
(c) OFERTAR serviços psicológicos a diversas instituições do município de Catalão e região, subsidiando, em especial, ações que visem o fortalecimento coletivo dessas entidades e seus atores;
(d) COLABORAR com a produção de conhecimentos na formação do psicólogo por meio da pesquisa nos diversos campos de atuação profissional, especialmente diante da profícua expansão científica e profissional da ciência psicológica, incentivando a criatividade, a crítica e a autonomia discente;
(e) MOBILIZAR uma adequada articulação entre teoria e prática na formação de futuros psicólogos por meio da prestação de serviços coadunados com as reais necessidades da população;
(f) DESENVOLVER ações focadas na prevenção e na promoção do desenvolvimento humano, mobilizando ações comprometidas com a melhoria das condições sociais, históricas e culturais da população;
(g) OPORTUNIZAR uma formação em Psicologia que proporcione aos futuros psicólogos condições de realizarem intervenções que superem a lógica patologizante e adaptacionista que ainda está presente em muitas práticas profissionais da área;
(h) CONTRIBUIR com o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão no curso de Psicologia, incentivando a articulação entre essas dimensões, por meio da problematização de abordagens e práticas cristalizadas na formação e na relação com a população.