PERGUNTAS FREQUENTES
Nesta seção, são divulgadas as perguntas frequentes sobre as atividades desempenhadas pela Universidade Federal de Catalão ou sobre as ações no âmbito de sua competência.
1) Quais os cursos de graduação oferecidos pela UFCAT?
Para acessar a lista dos cursos de graduação oferecidos na UFCAT CLIQUE AQUI!.
2) Qual a forma de ingresso em um curso de graduação?
A UFCAT oferta 32 cursos de graduação, sendo 14 licenciaturas e 18 bacharelados. O ingresso nesses cursos ocorre por diferentes processos. Confira as formas de ingresso na UFCAT no link: CLIQUE AQUI!
3) Quero consultar a matriz curricular dos cursos de graduação da UFCAT:
Curso |
Modalidade |
Administração |
|
Ciências Biológicas |
|
Ciência da Computação |
|
Ciências Sociais |
|
Educação Física |
|
Educação do Campo |
|
Enfermagem |
|
Engenharia Civil |
|
Engenharia de Minas |
|
Engenharia de Produção |
|
Engenharia Mecânica |
|
Engenharia Mecatrônica |
|
Física |
|
Geografia |
|
História |
|
Letras - Português |
|
Letras - Português/Inglês |
|
Matemática |
|
Matemática Industrial |
|
Medicina |
|
Pedagogia |
|
Psicologia |
|
Química |
|
Química Industrial |
Bacharelado |
4) Sou formado e queria obter ementas de disciplinas cursadas. O que fazer?
Históricos acadêmicos de ex-estudantes que encerraram o vínculo com a UFCAT antes de 2018 deverão ser solicitados ao CGA/UFG, através do e-mail: controleacademico.cga@ufg.br.
Históricos acadêmicos de ex-estudante graduado(a) que encerraram o vínculo com a UFCAT, a partir de agosto/2021, deverão ser solicitados ao DAA/UFCAT, através do e-mail: daa.prograd@ufcat.edu.br.
5) Onde obter informações sobre os diplomas expedidos pela UFCAT?
A Coordenação de Registro e Expedição de Diplomas (CERD) foi criada e estruturada no processo de consolidação da UFCAT, durante o segundo semestre de 2021, a partir da necessidade de sua implantação em decorrência da migração do Sistema Acadêmico UFG-UFCAT.
A CERD tem como finalidade: a) expedir e registrar os diplomas dos cursos de graduação e pós-graduação da UFCAT; b) disponibilizar informações de documentos expedidos e registrados por essa Coordenação; c) emitir certidão de colação de grau para cursos de graduação e certidão de conclusão de curso para cursos de mestrado e doutorado; d) entregar diplomas.
Consulte informações sobre diplomas expedidos pela UFCAT: CLIQUE AQUI!
6) Quais os cursos de pós-graduação oferecidos pela UFCAT?
Especialização: CLIQUE AQUI!
Mestrado: CLIQUE AQUI!
Doutorado: CLIQUE AQUI!
7) Quero realizar transferência de curso para UFCAT. Como proceder?
Os interessados em realizar transferência de outra instituição de ensino superior para a UFCAT (também conhecida como Transferência externa), devem consultar o site da PROGRAD e verificar as datas das publicações de editais que estão previstos no calendário acadêmico.
Maiores informações: https://cograd.catalao.ufg.br/p/34301-preenchimento-de-vagas-remanescentes
8) Quero mudar de curso, reingressar, realizar transferência de outro instituição de ensino superior ou ingressar em curso como portador de diploma?
Os interessados em qualquer uma dessas modalidades poderá realizar tal procedimento por meio do preenchimento das vagas remanescentes da UFCAT. Maiores informações: CLIQUE AQUI!
9) Como obter informações sobre concursos e processos seletivos da UFCAT?
A Universidade Federal de Catalão ainda se encontra em processo de transição, sendo tutelada pela Universidade Federal de Goiás. Dessa forma, alguns setores e atividades ainda são regidos pela UFG, como é o caso do setor de concursos que pode ser acessado no seguinte endereço: https://sistemas.ufg.br/CONCURSOS_WEB/
Já as informações para convocação de admissão, editais de chamamento e documentos/formulários e orientações para admissão são disponibilizados na página da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, conforme segue:
Convocações de admissão: CLIQUE AQUI!
Editais de chamamento: CLIQUE AQUI!
Documentos/formulários e orientações para admissão: CLIQUE AQUI!
10) Como posso requerer uma vaga em cursos de graduação na UFG sendo um profissional diplomado?
O portador de diploma de curso superior, reconhecido e registrado pelo Ministério da Educação, poderá obter o seu ingresso na UFCAT para uma nova graduação, desde que haja vaga no curso pretendido, observado o edital com os critérios de seleção estabelecidos pela coordenadoria de curso. O diplomado em curso com mais de uma habilidade/modalidade, desvinculado da Instituição de Ensino Superior, poderá requerer vaga para complementação de habilitação/modalidade, no mesmo curso, conforme edital publicado pela Pró-Reitoria de Graduação.
Maiores informações: CLIQUE AQUI!
11) Sendo aluno da UFCAT, como faço para ter um e-mail discente@ufcat.edu.br?
A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da UFCAT elaborou um tutorial para alunos ingressantes criarem seu e-mail institucional. O documento explica as etapas no sistemas e procedimentos necessários. Para acesso ao tutorial: CLIQUE AQUI!
12) A UFCAT possui programas de assistência estudantil?
Sim. Os programas de assistência estudantil podem ser encontrados no site da Pró-reitoria de Políticas Estudantis (PRPE). Atualmente são disponibilizados aos estudantes Acesso ao Restaurante Universitário (RU); Bolsa de Apoio Pedagógico; Bolsa Moradia; Bolsa Alimentar Complementar; Moradia Universitária do Cerrado (MUC).
Maiores informações: CLIQUE AQUI!
13) Existem programas de iniciação científica para os alunos na UFCAT?
Sim. O Programa de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e em Inovação (PROIP) da UFCAT visa proporcionar um meio para que alunos de graduação, ensino médio e fundamental possam se iniciar nas atividades de pesquisa nas diferentes áreas do conhecimento.
Maiores informações: CLIQUE AQUI!
14) Onde é possível obter informações e notícias da UFCAT?
O órgão responsável pelas informações da UFCAT é a Coordenação de Comunicação Social. Maiores informações: CLIQUE AQUI!
15) Onde encontro informações sobre compras realizadas pela UFCAT, bem como os materiais e patrimônios adquiridos?
Tais informação pode ser consultadas na Pró-reitora de Administração e Finanças, especificamente na Diretoria de Compras, Materiais e Patrimônios. Maiores informações: CLIQUE AQUI!
16) Onde encontro dados sobre as receitas e despesas da UFCAT?
As receitas da UFCAT podem ser consultadas no Portal da Transparência, do Governo Federal. Para conseguir acessar os dados é só seguir o passo-a-passo disponibilizado no site da UFCAT: CLIQUE AQUI!
17) O que é o Sistema Eletrônico de Informações?
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é um sistema de produção e gestão de documentos e processos eletrônicos desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e cedido gratuitamente à administração pública.
O SEI foi escolhido como a solução de processo eletrônico no âmbito do projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN) – iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos, e têm sido implantado em vários órgãos e entidades das mais variadas esferas administrativas.
18) Como acessar o SEI como usuário externo?
A Universidade Federal de Catalão ainda se encontra em processo de transição, sendo tutelada pela Universidade Federal de Goiás. Dessa forma, a plataforma SEI, utilizada pela UFCAT ainda está sob os cuidados da UFG.
O cadastro de usuário externo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI-UFG) é destinado a pessoas físicas que participam de processos administrativos junto à Universidade Federal de Goiás (UFG) para fins de peticionamento e intimações eletrônicas, visualização de processos com restrição de acesso e assinatura eletrônica (em substituição à sua assinatura física) de termos, acordos, entre outros documentos. As instruções para o cadastramento de usuário externo do SEI pode ser consultado no link que segue: CLIQUE AQUI!
19) Como consultar o acervo de livros da biblioteca?
O acervo da Biblioteca Universitária da UFCAT disponibiliza mais de 73 mil itens como livros, revistas científicas, teses, dissertações, livretos (materiais bibliográficos impressos com dimensões inferiores às de um livro convencional) além de CDs, DVDs e multimeios (materiais de formatos variados etc).
O acervo pode ser consultado no seguinte endereço eletrônico: CLIQUE AQUI!
20) A UFCAT possui cursos de língua estrangeira?
Sim. A UFCAT, por meio de Centro de Línguas oferece para comunidade acadêmica e externa, cursos de língua estrangeira, bem como realiza exames de suficiência em língua estrangeira.
Para maiores informações: CLIQUE AQUI!
21) Quais são as redes sociais oficiais da UFCAT?
Facebook: https://www.facebook.com/UFCatalao/
Instagram: http://www.instagram.com/ufcat_/
YouTube: http://www.youtube.com/channel/UCRWsbImEI7dMOy4tyRYIdXQ
22) Como posso realizar um elogio, sugestão, solicitação, denuncia, pedido de informação ou reclamação?
Poderá ser feito pessoalmente na ouvidoria da UFCAT (Ouvidoria da Universidade Federal de Catalão - Campus I – Centro Administrativo - Sala 122 - Av. Dr. Lamartine Pinto de Avelar nº 1120, Setor Universitário, CEP 75704-020, Catalão, Goiás, Brasil), ou ainda pela plataforma FalaBR: CLIQUE AQUI!