
Trabalho de iniciação científica de Psicologia conquista prêmio nacional
Trabalho analisou as implicações da Lei 10.639 nos documentos oficiais da educação
O artigo intitulado "Constituição da identidade/subjetividade da criança negra e educação infantil: análise em documentos oficias", produzido pela professora Janaina Cassiano Silva e pela estudante Rafaela Renero dos Santos, ambas do curso de Psicologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), conquistaram, no último dia 28 de maio o prêmio profissional Virgínia Bicudo, promovido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), durante o IX Seminário Nacional de Psicologia e Direitos Humanos. O prêmio tem como objetivo identificar, valorizar e divulgar estudos e ações de psicólogas(os) e coletivos que envolvam a Psicologia e as Relações Étnico-Raciais fundamentadas nos Direitos Humanos e que tenham impacto na saúde mental, na redução das desigualdades sociais e no posicionamento antirracista.
Nove trabalhos foram premiados, que representaram todas as regiões brasileiras. O artigo das representantes da UFCAT foi um dos vencedores da região centro-oeste. O objetivo do estudo foi identificar e analisar, a partir das implicações da Lei 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira" em escolas de ensino fundamental e médio, como se dá o processo e constituição da identidade/subjetividade da criança negra nos documentos oficiais para a educação infantil à luz da Teoria Histórico-Cultural.
Para as autoras, nos documentos oficiais da educação, existem poucas referências à questão racial na educação infantil e, quando presentes, apresentaram-se de forma simplista, não apreendendo a complexidade da temática. Por este motivo, o trabalho analisou alguns documentos específicos da temática, produzidos pelo Ministério da Educação e foram notadas diferenças na forma como esses documentos trazem a temática da História e Cultura-Afro Brasileira nas escolas, demonstrando a existência de uma contradição, que deve ser debatida entre os profissionais da área.

Categorias: Notícias Noticias Ufcat Premio Psicologia