EMCIS 2017

Técnico-administrativo apresentará trabalho em Portugal

Por Fábio Gaio. Em 28/06/17 08:49.

Feito mostra a capacidade e motivação dos técnicos também para a pesquisa

O técnico-administrativo Wender Rodrigues Siqueira, doutorando em Administração na Universidade de Brasília (UnB) e servidor concursado da Regional Catalão (RC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) no cargo de administrador, teve recentemente um trabalho que trata da transparência pública no Brasil aprovado para apresentação em setembro, na Universidade de Coimbra, em Portugal. O estudo traz uma revisão da literatura sobre a transparência pública no Brasil, de 1990 a 2017, com o propósito de identificar as formas de transparência, os efeitos atribuídos a essa prática e se os resultados foram alcançados.

De acordo com Wender, os resultados mostram um crescente interesse pelo assunto, com predominância da pesquisa empírica em entidades municipais e executivas, focadas na transparência orçamentária e na avaliação de sites eletrônicos, porém com poucas pesquisas sobre os efeitos da transparência pública. Na avaliação do administrador, embora a transparência pública integre a agenda de pesquisa brasileira sobre o tema, é necessário aprimorar seus métodos e abordar outras formas de transparência e apresentar os efeitos da transparência pública.

A Conferência Européia, Mediterrânea e do Oriente Médio sobre Sistemas de Informação (EMCIS), é um evento de pesquisa anual com perspectiva regional e global e abrange questões técnicas, organizacionais e sociais na aplicação da Tecnologia da Informação. Neste ano o evento será realizado em Portugal, entre os dias 07 e 08 de setembro, organizado pela Universidade de Coimbra e Universidade de Lisboa.