
Confira o balanço da Campanha Nacional de Doação de Medula Óssea no Câmpus Catalão
Os Hemocentro Catalão (HEMOCAT) e o Curso de Enfermagem do Câmpus Catalão (CAC) da Universidade Federal de Goiás (UFG), tornam público o balanço da da Campanha Nacional de Doação de Medula Óssea no Câmpus Catalão, realizada neste quarta-feira, 18, no CAC.
No perído da manhã foram 85 amostras cadastradas; no período da tarde 195 amostras cadastradas; e no período noturno, 163 amostras cadastradas. Totalizando 443 amostras para cadastro de Medula Óssea. Segundo o HEMOCAT, a quantidade de cadastro que foram realizados nesta campanha, é o que o Hemocemtro demoraria em média de um ano pra conseguir.
Os dados agora seguem para serem cadastrados no registro nacional de doadores de medula óssea (REDOME) e depois havera o cruzamento dos dados com o Registro de Receptores de medula ossea (REREME). Quando é verificada compatibilidade, a pessoa é convocada para efetivar a doação.
Segundo dados do INCA o número de doadores voluntários tem aumentado expressivamente nos últimos anos. Em 2000, existiam apenas 12 mil inscritos. Naquele ano, dos transplantes de medula realizados, apenas 10% dos doadores eram brasileiros localizados no REDOME. Agora há 3,112 milhões de doadores inscritos e o percentual subiu para 70%. O Brasil tornou-se o terceiro maior banco de dados do gênero no mundo, ficando atrás apenas dos registros.
Mais informações podem ser obtidas acessando aqui
Fonte: Ascom/CAC