Congresso de métodos computacionais conta com participação de docente do câmpus

Por FABIO MARCIO. Em 13/12/13 07:34.
Entre os dias 10 e 13 de novembro, na cidade de Pirenópolis, foi realizado o XXXIV CILAMCE - Iberian-Latin American Congress on Computational Methods in Engineering.
O evento anual acontece desde 1977 e já foi realizado em países como Portugal, Argentina, Espanha, Itália e Brasil. Esse ano foi promovido em nosso país pela ABMEC - Associação Brasileira de Métodos Computacionais em Engenharia. Contou com a participação de mais de 500 pesquisadores de várias partes do mundo discutindo problemas e avanços na Mecânica Computacional. Foram 7 palestras principais de pesquisadores renomados brasileiros, do Reino Unido, dos Estados Unidos, Canadá, França e Portugal.
O professor do Departamento de Engenharia Civil do CAC e do GECON, José Julio de Cerqueira  Pituba, integrou a Comitê Organizador do evento juntamente com outros 4 professores da área de Estruturas do Programa de Pós-Graduação em Geotecnia, Estruturas e Construção Civil (GECON) da Escola de Engenharia da UFG.
O evento foi bastante produtivo, haja vista que a Mecânica Computacional está passando por uma avanço recente com estudos de materiais em sua micro-escala, por exemplo, sendo esta uma das temáticas principais abordadas no evento.
Devido ao sucesso do evento, recentemente, Pituba recebeu convite para organizar um mini-simpósio sobre análise multi-escala de estruturas e materiais dentro de um evento científico mais abrangente em 2015 em Buenos Aires - Argentina. Trata-se do Pan_American Congress on Computational Engineering. A ideia básica deste novo evento é ter um congresso em Mecânica Computacional que represente a região americana em seu conjunto. Da mesma forma que existe atualmente um congresso representando a região europeia (ECCOMAS) e outro representando a região asiática (APCOM).