
Reitor da UFG é homenageado com título de cidadão catalano
O reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira Brasil, recebeu na noite desta quarta-feira, 13, o título de cidadão catalano, honraria concedida a ele pela Câmara de Vereadores de Catalão. A cerimônia realizada no auditório Júlio Pinto de Mello, nas dependências do legislativo municipal, contou com a presença de vereadores, pró-reitores, servidores e alunos da universidade.
Durante o seu discurso, Edward agradeceu aos vereadores e a toda a comunidade pela concessão do título, que agora faz dele um catalano. O reitor destacou que sem o esforço de todos que fazem a UFG em Catalão, o crescimento da instituição, que em oitos anos triplicou de tamanho, não seria possível. De acordo com o professor, ter uma universidade no município representa inovação e integração com a sociedade local.
Os vereadores lembraram a importância da universidade para Catalão e o empenho, dedicação e contribuição de Edward no sentido de auxiliar na promoção do desenvolvimento da região por meio da UFG. Os parlamentares também ressaltaram que a votação da proposta de concessão de título de cidadão catalano ao reitor obteve a aprovação de todo o legislativo.
O ex-prefeito de Catalão, Haley Margon Vaz, lembrou que há 30 anos atrás o sonho de Catalão era ter um câmpus da UFG e que hoje a cidade se orgulha em abrigar uma universidade pública, gratuita e de qualidade. Haley agradeceu a Edward pelos serviços prestados a cidade e reassaltou a procedência humilde e a carreira acadêmica do reitor.
Para o diretor do Câmpus Catalão (CAC), Manoel Rodrigues Chaves, o título de cidadão catalano é merecido. Manoel afirmou que ao concluir os dois mandatos consecutivos de reitor, Edward se destacou pela forma como geriu a universidade, sobretudo, pelo fato de ter tratado os campi com respeito, o que tem sido fundamental para a consolidação do câmpus.