Ciências Socias
Os Cursos de Ciências Sociais, Licenciatura e Bacharelado, estabelecem o caráter indissociável entre ensino, pesquisa e extensão e cultura, e entre teoria e prática. Suas atividades acadêmicas estão voltadas para a pesquisa social sobre temáticas relacionadas ao Campo de estudos “Cultura, Imaginário e Poder”.
A partir deste campo de estudos, estruturam-se três linhas de pesquisa: (1) Cultura, Diversidade e Fronteiras; (2) Textualidades e Poder, e, (3) Trabalho, Dominações e Subjetividades.
A estrutura curricular estabelece um conjunto de estratégias articuladoras entre ensino- pesquisa- extensão e cultura que se estabelece a partir de uma prática pedagógica, majoritariamente, presencial, com o rol de disciplinas obrigatórias, optativas e de núcleo livre.
(a) Licenciatura em Ciências Sociais:
Ampliamos o rol de disciplinas obrigatórias e optativas da grande área Ciências Sociais com o objetivo de ampliar a relação dos docentes do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, buscando maior interação e proximidade para que se estabeleça um perfil de formados possuidores de alta informação e de profundo conhecimento das áreas de investigação das Ciências Sociais, com acentuada formação política, ética e social capaz de elaboração de abordagens sociológicas razoáveis e respeitadoras do senso e da opinião comuns.
De um lado, a Licenciatura articula um conjunto de atividades pedagógicas no espaço escolar criador de vínculos entre as diferentes instituições públicas de ensino envolvidas. Com suas disciplinas de caráter formador do docente de Sociologia apresentam disciplinas práticas, que estabelecem uma ação pedagógica permanente que se efetiva na oferta de oficinas sociológicas nas escolas de ensino médio público de Catalão.
As ações pedagógicas em Licenciatura contam com a parceria e o envolvimento tanto da Direção, como do Corpo docente para uma clara compreensão das questões éticas, pedagógicas, profissionais da atividade docência no espaço público local e regional, mostrando as dificuldades e possibilidades profissionais.
Estas ações pedagógicas nas escolas também devem possibilitar formas de interação com o alunado que viabilize novas estratégias de ensino-aprendizagem que se utilizam quer das mídias correntes, quer de oficinas que permitem interação e compartilhamento de interesses e perspectivas entre o Corpo discente destas escolas públicas e o Curso de Ciências Sociais da UFG CAC, em particular, e a Universidade, em geral.
Ainda que exista a possibilidade de efetivação de até 25% da carga horária das disciplinas através de atividades não presenciais, o Curso de Licenciatura em Ciências Sociais privilegia o contato permanente do corpo discente e do corpo docente com as práticas, aventuras e problemas da Licenciatura em geral e com a Licenciatura em Sociologia, em particular.
(b) Por outro lado, o Curso de Bacharelado em Ciências Sociais apresenta um currículo de formação diferenciado. Ao elencar disciplinas específicas como Laboratório de Linguagens e Representações e Laboratório de Audiovisual I e II, pretende-se aproximar as práticas de ensino- pesquisa- extensão e cultura dos contextos literários, poéticos e imaginários que constituem a ambiência das multidões na Contemporaneidade.
Neste sentido, tem-se grande número de disciplinas obrigatória e específicas da grande área Ciências Sociais associadas a estratégias de formação artística, poética e literária, aproximando a formação do alunado às demandas ensaísticas e literárias inerentes e necessárias à produção intelectual em Ciências Sociais.
Neste sentido, tem-se grande número de disciplinas obrigatórias e específicas da grande área Ciências Sociais associadas às estratégias de formação que aproximem os estudantes de demandas inerentes à produção intelectual em Ciências Sociais.
MATRIZ CURRICULAR CURSO CIÊNCIAS SOCIAIS –BACHARELADO -CAMPUS CATALÃO/UFG
1 – Núcleo Comum: 1.024h
Sociologia I, II, III, IV. Ciência Política I, II, III, IV. Antropologia I, II, III, IV. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social I e II. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) I e II.
2. Núcleo Específico: 1248h
Sociologia V, VI, VII. Ciência Política V, VI, VII. Antropologia V, VI, VII. Atividades de Pesquisa. Atividades de Monitoria. Atividades de Extensão. Grupos de Estudo. Estágio. Libras. Psicologia Social I e II. Laboratório de Linguagens e Representações Culturais. Laboratório de Audiovisual. Laboratório de Etnografia, Arqueologia e Museologia. História I e II. Teoria Econômica. Estatística Avançada. Métodos Quantitativos. Métodos Qualitativos. Filosofia. Estatística Aplicada às Ciências Sociais. Arte e Sociedade. Lazer e Turismo. Instituições Culturais e Memória. Políticas Públicas. Cultura e Poder. Partidos Políticos no Brasil. Pensamento Social do Brasil. História dos Movimentos sociais no campo. História dos Movimentos sociais urbanos. Sociologia do Trabalho. Sociologia da Saúde. Sociologia da Comunicação. Sociologia da Cultura. Antropologia do Corpo. Antropologia da Velhice. Antropologia do Lazer. Sociologia das Religiões. Antropologia Urbana. Antropologia Visual. Estado, poder e relações sociais. Gênero e Cultura. Ritual e Simbolismo. Pensamento Antropológico Brasileiro. Relações Interétnicas. Política Internacional. Teoria Política (Marx). Teoria Política (Weber). Sociedades Indígenas. História Contemporânea. História Moderna. Introdução ao Estudo da História. Cultura e Identidades. Teoria da Cultura. Pensamento Social Brasileiro. Atividades de representação acadêmica.
3 – Núcleo Livre: 320h
Núcleo Livre I, II, III, IV e V.
Total Carga Horária Bacharelado: 2892h.
Currículo de Licenciatura:
Além das disciplinas do Currículo de Bacharelado, a Licenciatura em Ciências Sociais tem
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) I e II. Laboratório de Prática de Ensino I e II. Didática e Prática de Ensino em Ciências Sociais I e II. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social I e II. Psicologia da Educação I e II. Políticas Educacionais no Brasil. Estágio Supervisionado I, II E III. Estágio Supervisionado IV Fundamentos Filosóficos e Sócio-Históricos da Educação.