Engenharia de Minas
Área de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra
Duração: 10 semestres
Unidade responsável: Departamento de Engenharia de Minas (DEM)
www.engenhariademinasufg.com.br
Opções de Oferta
Perfil
Desde a era pré-histórica até os dias atuais a mineração possui um papel importante no desenvolvimento humano. A mineração e a agricultura são consideradas como os primeiros empreendimentos coletivos da humanidade, sendo que o termo mineração é usado num contexto amplo e engloba a extração de substâncias de ocorrência natural (minerais).
A história da mineração ocorre em paralelo com a história da civilização, com muitas Eras importantes associadas diretamente a ela: Idade da Pedra (antes de 5.000 a.C.), Idade do Bronze (entre 5.000 a 4.000 a.C.), Idade do Ferro (de 1.780 a 1.500 a. C.), Idade do Aço (de 1780 a 1945) e Era Nuclear (de 1945 até os dias de hoje).
A essência da extração mineral é a escavação desde a superfície até o depósito mineral. Se a mineração acontecer (em cava) aberta ou operada pela superfície temos a lavra superficial. Se as operações de extração se derem através de aberturas subterrâneas têm-se a lavra subterrânea. O desmonte de rochas com explosivos é uma das atividades exclusivas do engenheiro de minas e se torna necessário na maioria dos métodos de lavra. Os detalhes de procedimento, planejamento e equipamento (na sua maioria máquinas de grande porte) são distintos para cada um dos métodos. Isso é determinado por circunstâncias geológicas, físicas, ambientais, econômicas e legais pertinentes ao depósito que irá ser lavrado.
A mineração não é uma atividade isolada e tem etapas cruciais durante seu seqüenciamento. No curso de Engenharia de Minas da UFG o aluno será capacitado para atuar em cada uma delas, desde a investigação geológica, avaliação econômica de jazidas, lavra e beneficiamento mineral até o fechamento da mina, levando em consideração todos os aspectos legais e ambientais.
A importância da atividade mineira está associada também à habilidade de gerenciamento dos recursos minerais como forma de controle de riquezas, com desenvolvimento sustentável e preservação ambiental.
O curso de Engenharia de Minas da UFG é um dos mais novos do país e vem sendo direcionado para suprir as atuais necessidades do setor mineral. Os profissionais do quadro permanente foram e estão sendo selecionados em função dessas exigências de mercado, sua capacitação e experiência profissional. A tendência é ele se tornar o mais moderno e dinâmico dos cursos do país, justamente pelo seu direcionamento e capacidade de adequação.
A demanda atual para profissionais da área de mineração é enorme. A procura por engenheiros de minas tem sido grande e as propostas surgem mesmo durante a graduação. A profissão de engenheiro de minas é, portanto, promissora e proporcionará grandes realizações pessoais àquele que a escolher.