Engenharia Civil
Área de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra
Duração: 10 semestres
Unidade responsável: Departamento de Engenharia Civil (DEC)
Opções de Oferta
Perfil
O engenheiro civil é o profissional responsável pelo planejamento, projeto, construção e manutenção de obras civis, entre as quais pode-se citar a construção de edificações, de pontes, de passarelas e viadutos, de portos e aeroportos, de rodovias, de barragens e dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.
É um profissional treinado para solucionar problemas e para encontrar soluções que proporcionem bem-estar, segurança, funcionalidade e economia para a sociedade. Os cursos de engenharia civil fornecem, ainda, um forte embasamento físico-lógico-matemático ao profissional, ajudando, assim, a atuar com desenvoltura em vários setores da atividade humana, além daqueles que compõem sua formação básica.
O engenheiro civil é capacitado para atuar nas seguintes áreas:
- Construção Civil - trata-se da área que mais abriga profissionais da Engenharia Civil e gera uma grande parcela de empregos por meio das construções de edificações, como casas e edifícios de apartamentos; aqui, o Engenheiro Civil elabora projetos, prepara orçamentos, cronogramas, zela pela boa tecnologia, aspectos legais e ambientais, financeiros e administrativos de uma obra.
- Estruturas - o profissional projeta e analisa estruturas em concreto armado, metálicas e de madeira.
- Geotecnia - estuda as características do solo para projetar e executar fundações de edificações, obras de terra, como barragens e contenção de encostas e drenagem profunda.
- Hidráulica e Saneamento - trabalha com o dimensionamento de represas para geração de energia, abastecimento, irrigação, proteção de cheias, projeta e opera sistemas de abastecimento de água, de esgotos sanitários, de drenagem e canalização de córregos, projetos hidro-sanitários de edificações e disposição final de lixo.
- Transportes - lida com o projeto, construção e manutenção de rodovias, ferrovias, hidrovias e aeroportos; outras atribuições importantíssimas são os transportes urbano e de cargas.
Para se tornar apto a desempenhar essas funções, o aluno de Engenharia Civil estuda disciplinas de formação básica e profisionalizante, como: Processamento de Dados, Matemática, Física, Geometria, Desenho Técnico, Mecânica, Materiais de Construção, Arquitetura e Urbanismo, Mecânica dos Solos, Construção Civil, Concreto Armado, Estruturas de Aço e de Madeira, Transportes, Portos e Hidrovias, Hidráulica, Economia e Administração, Topografia, Fundações e Saneamento Básico, dentre outras.
A partir do oitavo período o estudante desenvolve projetos interdisciplinares dentro de cada área da Engenharia Civil, com o objetivo de minimizar o efeito da construção do conhecimento de forma pulverizada e fragmentada. Sobretudo, essas disciplinas levam o estudante a fixar os conhecimentos adquiridos, além de agir e pensar como um profissional de engenharia. No último semestre do curso, o aluno realiza estágio curricular supervisionado em empresas e obras, além de um trabalho final de curso orientado por um professor.
O Curso de Engenharia Civil é oferecido em regime semestral e período integral com duração de 5 anos. Os tempos mínimo e máximo de integralização do curso são fixados em quatro e meio e oito anos, respectivamente. A formação básica do curso é um ponto forte, exigindo do aluno um esforço a mais de estudo extra-classe, esforço este que deverá ser mantido ao longo de todo o curso.