Ciência da Computação
Área de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra
Duração: 8 semestres
Unidade responsável: Departamento de Ciência da Computação (DCC)
Opções de Oferta
Perfil
O Curso de Bacharelado em Ciência da Computação tem como objetivo dar ao aluno condições de atuar e acompanhar a evolução da informática, capacitando-o para atuar em profissões que exijam tal conhecimento e visa, principalmente, prepará-lo para atuar na área de desenvolvimento de software. Para isso espera fornecer ao egresso uma sólida formação, que possibilite desenvolver as seguintes habilidades e competências:
- Capacidade de abstração;
- Capacidade para identificar, analisar, projetar, implementar e validar soluções de problemas;
- Capacidade de comunicação oral e escrita;
- Autodidaxia, ou seja, capacidade de aprender a aprender;
- Adaptabilidade crítica ao novo, ou seja, capacidade que possibilita ao aluno acompanhar a evolução tecnológica da computação;
- Criatividade para inovar nas soluções de problemas e influenciar no estado da arte;
- Capacidade de síntese, de avaliação crítica e de análise;
- Pró-atividade;
- Capacidade de exercer liderança e de trabalhar em grupo e ética;
- Identificar áreas de aplicações de sistemas computacionais;
- Conhecer e aplicar fundamentos teóricos, científicos e tecnológicos relacionados à área de computação;
- Eliciar requisitos;
- Planejar, desenvolver e gerir projetos visando à construção de soluções com base científica e tecnológica, integrando os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos ao longo de sua formação;
- Modelar e especificar soluções computacionais;
- Definir critérios para seleção de software e hardware;
- Definir soluções de comunicações de sistemas;
- Postura empreendedora que viabilize o descobrimento de novas oportunidades para a aplicação e desenvolvimento de sistemas computacionais;
- Identificar práticas apropriadas em um contexto ético, legal e profissional.
O raciocínio lógico e a capacidade de abstração são habilidades que deverão ser desenvolvidas em disciplinas básicas da área de Matemática e de Computação, tais como Cálculo, Lógica Matemática, Matemática Discreta e outras. Todavia, embora se saiba que tais habilidades possam ser estimuladas através dos conteúdos mencionados, elas deverão ser consolidadas através da resolução de problemas no decorrer do curso.
Os projetos de pesquisa elaborados pelos professores do Departamento de Ciência da Computação do CAC/UFG contam com a participação efetiva de alunos. Isto contribui para estimular a curiosidade científica dos mesmos e desenvolver a capacidade de aprender a aprender, possibilitando assim, a aquisição de novos conhecimentos técnicos que possam ser aplicados em soluções computacionais para diversas áreas de conhecimento e atuação. A autodidaxia é indispensável para profissionais que atuam na área de computação, cuja evolução tem se dado de uma forma tão dinâmica. Neste sentido, a capacidade criativa é também importante, pois, a criatividade e a inovação nas soluções apresentadas tornam os produtos desenvolvidos mais competitivos.
A matriz curricular e o perfil do egresso evidenciam que o curso tem por objetivo formar profissionais para atuar no desenvolvimento de software, sendo que tais profissionais podem atuar em empresas que têm a informática como atividade fim ou como atividade meio.
Os egressos do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação possuem embasamento teórico, científico e tecnológico para se inserirem no mercado de trabalho, atuando nas empresas como membros de equipes técnicas, onde de forma colaborativa e integrada desenvolvem projetos na área de Computação e Informática e atuam em cargos de gerência.
Egressos do Curso estão também aptos a seguirem a vida acadêmica, através de programas de mestrado e doutorado, bem como a atuarem como pesquisadores, participando de projetos de pesquisa científica e tecnológica.