Ciências Biológicas
Área de conhecimento: Ciências Biológicas
Duração: 8 semestres
Unidade responsável: Departamento de Ciências Biológicas (DCB)
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Perfil
O Curso de Ciências Biológicas, licenciatura, propõe-se a capacitar profissionais competentes, capazes de exercer atividades de nível superior de grande complexidade, envolvendo a realização de trabalhos relacionados com estudos, pesquisas, divulgação, assistência, coordenação e assessoramento na área das Ciências Biológicas e a capacitar profissionais competentes, comprometidos eticamente com a ciência e a docência. Tal profissional, no desempenho de suas atividades, deve atuar como um agente que não separe, nem discrimine, a ciência técnica da cultura política, mas sim de maneira a possibilitar uma visão globalizante da Biologia e a contribuir tanto para a formação profissional quanto para a formação da cidadania. tais como:
- Atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas da Biologia;
- Desenvolver atividades educacionais em diferentes níveis;
- Acompanhar a evolução do pensamento científico;
- Elaborar, executar e aplicar projetos;
- Desenvolver ações estratégicas para diagnóstico do problema nas diferentes áreas;
- Prestar assistência e consultoria, dar pareceres e atuar para que a legislação relativa ao meio ambiente, saúde e educação seja cumprida;
- Atuar em projetos de pesquisas, como pesquisadores ou coordenadores.
Para isso, alguns princípios fundamentais devem reger o ensino na licenciatura em Ciências Biológicas:
- Linha evolutiva considerada no trato da educação em Biologia;
- Educação ambiental perpassando pela aprendizagem da Biologia;
- Fundamentação teórica de qualidade em cada uma das ciências e matérias que compõem o conjunto necessário à compreensão das Ciências Biológicas;
- Multidimencionalidade do processo de captação, considerando todas as dimensões que habilitam um docente ao desempenho de suas funções, dentre as quais destacam-se a cognitiva, a cientifica, a técnica, a afetiva, fundamentadas pela dimensão pedagógica;
- Interdisciplinariedade – visão pluralista fundamental à capacitação do docente, o que implica uma articulação entre os conhecimentos das diversas áreas.
Os conteúdos devem ser abordados considerando-se as diversas especialidades que são imprescindíveis à compreensão da Biologia como ciência no contexto educacional e da realidade social:
- Relação teórico/prática como uma constante no trabalho pedagógico;
- Reflexão conjunta sobre a prática de ensino, de modo a experimentar práticas coletivas desenvolvidas com o intuito de trabalhar habilidades fundamentais ao desenvolvimento docente e à crítica, as quais permitam novas propostas de ensino;
- Reflexão constante sobre a profissão do biólogo e seu campo de atuação analisados sob a ótica da proposta curricular de Licenciatura em Ciências Biológicas;
- Pesquisa em biologia e ensino de Ciências e de Biologia;cam-se a cognitiva, a cientifica, a técnica, a afetiva, fundamentadas pela dimensão pedagógica;
- Compromisso com o social pela análise de problemas regionais, além das questões universais, visando a uma atuação efetiva, com vistas à melhoria da qualidade de vida do indivíduo e da sociedade.