Ciências Biológicas

Por Wender Rodrigues. Em 21/10/13 08:37. Atualizada em 22/10/13 10:52.
Cursos: Ciências Biológicas

Área de conhecimento: Ciências Biológicas
Duração: 8 semestres
Unidade responsável: Departamento de Ciências Biológicas (DCB)

www.catalao.ufg.br/cbio

Opções de Oferta

 

Modalidade
Habilitação
Turno
Cidade
Bacharelado
-
Integral
Catalão
Licenciatura
-
Integral
Catalão

 

Perfil

O Curso de Ciências Biológicas, licenciatura, propõe-se a capacitar profissionais competentes, capazes de exercer atividades de nível superior de grande complexidade, envolvendo a realização de trabalhos relacionados com estudos, pesquisas, divulgação, assistência, coordenação e assessoramento na área das Ciências Biológicas e a capacitar profissionais competentes, comprometidos eticamente com a ciência e a docência. Tal profissional, no desempenho de suas atividades, deve atuar como um agente que não separe, nem discrimine, a ciência técnica da cultura política, mas sim de maneira a possibilitar uma visão globalizante da Biologia e a contribuir tanto para a formação profissional quanto para a formação da cidadania. tais como:

  • Atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas da Biologia;
  • Desenvolver atividades educacionais em diferentes níveis;
  • Acompanhar a evolução do pensamento científico;
  • Elaborar, executar e aplicar projetos;
  • Desenvolver ações estratégicas para diagnóstico do problema nas diferentes áreas;
  • Prestar assistência e consultoria, dar pareceres e atuar para que a legislação relativa ao meio ambiente, saúde e educação seja cumprida;
  • Atuar em projetos de pesquisas, como pesquisadores ou coordenadores.

Para isso, alguns princípios fundamentais devem reger o ensino na licenciatura em Ciências Biológicas:

  • Linha evolutiva considerada no trato da educação em Biologia;
  • Educação ambiental perpassando pela aprendizagem da Biologia;
  • Fundamentação teórica de qualidade em cada uma das ciências e matérias que compõem o conjunto necessário à compreensão das Ciências Biológicas;
  • Multidimencionalidade do processo de captação, considerando todas as dimensões que habilitam um docente ao desempenho de suas funções, dentre as quais destacam-se a cognitiva, a cientifica, a técnica, a afetiva, fundamentadas pela dimensão pedagógica;
  • Interdisciplinariedade – visão pluralista fundamental à capacitação do docente, o que implica uma articulação entre os conhecimentos das diversas áreas.

Os conteúdos devem ser abordados considerando-se as diversas especialidades que são imprescindíveis à compreensão da Biologia como ciência no contexto educacional e da realidade social:

  • Relação teórico/prática como uma constante no trabalho pedagógico;
  • Reflexão conjunta sobre a prática de ensino, de modo a experimentar práticas coletivas desenvolvidas com o intuito de trabalhar habilidades fundamentais ao desenvolvimento docente e à crítica, as quais permitam novas propostas de ensino;
  • Reflexão constante sobre a profissão do biólogo e seu campo de atuação analisados sob a ótica da proposta curricular de Licenciatura em Ciências Biológicas;
  • Pesquisa em biologia e ensino de Ciências e de Biologia;cam-se a cognitiva, a cientifica, a técnica, a afetiva, fundamentadas pela dimensão pedagógica;
  • Compromisso com o social pela análise de problemas regionais, além das questões universais, visando a uma atuação efetiva, com vistas à melhoria da qualidade de vida do indivíduo e da sociedade.