DACC traz ao Câmpus Catalão Projeto Cinema Pela Verdade

Por Francisco Santos. Em 06/08/13 05:17. Atualizada em 21/08/14 11:47.
O filme Infância Clandestina será exibido na sexta-feira, 9, às 18:30 no Mini-Auditório Profª. Lívia Abrahão do Nascimento

O Diretório Acadêmico dos Cursos de Catalão (DACC) traz ao Câmpus Catalão, na sexta-feira, 9 de agosto de 2013, às 18:30 no Mini-Auditório Profª. Lívia Abrahão do Nascimento o Projeto Cinema Pela Verdade, com a exibição do filme "Infância Clandestina", de Benjamín Ávila.

O  Cinema pela Verdade  é uma mostra de filmes sobre o período da Ditadura  Civil-Militar no Brasil e suas consequências. Em 2013, o projeto acontece simultaneamente em universidades das 27 unidades da federação entre maio e agosto. Realizado pelo Instituto Cultura em Movimento (ICEM), em parceria com o Ministério da Justiça, o projeto foi contemplado pelo edital “Marcas da Memória”, da Comissão de Anistia, que visa à promoção de eventos e projetos com foco neste período marcante da história brasileira.

Após a exibição do filme será promovido ainda um debate com acadêmicos, pesquisadores, pessoas de movimentos sociais e culturais de nosso estado, além de participações especiais dos próprios diretores ou equipe de produção dos filmes exibidos. Para repensar e revisitar este momento histórico é que o projeto Cinema pela Verdade aposta na utilização de material audiovisual como um excelente instrumento de resgate da memória  e, a partir dos debates,  criar um espaço para a troca de conhecimento entre debatedores e estudantes.

Realese do filme:

Infância Clandestina, de Benjamín Ávila: representante argentino ao Oscar 2013, categoria melhor filme estrangeiro. Argentina, 1979. Juan, assim como seus pais e seu tio leva uma vida clandestina. Fora do berço familiar ele precisa manter as aparências pelo bem da família, que luta contra a ditadura militar que governa o país.

Fonte: DACC/CAC/UFG