noticia1366811329_ORIG.jpg

Lançada em Catalão candidatura a reitor e vice-reitor da UFG

Por FABIO MARCIO. Em 29/04/13 07:51. Atualizada em 22/10/13 10:52.
Pela primeira vez na história da Universidade nome de professor do interior entra na dispusta

Na noite desta terça-feira, 23, membros da comunidade universitária, representantes de diversas entidades, autoridades e sociedade, participaram da cerimônia de lançamento da candidatura ao processo para escolha do reitor e vice-reitor para a Universidade Federal de Goiás (UFG) para o mandato compreendido entre 2014 a 2017. Os candidatos Orlando Afonso Valle do Amaral, atual pró-reitor de Administração e Finanças da UFG e Manoel Rodrigues Chaves, diretor do Câmpus Catalão, falaram para a plateia sobre suas trajetórias, ao tempo em que fizeram agradecimentos e anteciparam parte de seus compromissos.

Orlando destacou o crescimento da Universidade que dobrou a oferta de vagas na graduação nos últimos oito anos e obteve um expressivo aumento no que se refere a qualificação do quadro de servidores. O candidato frisou que a universidade vive hoje um momento ímpar, que inclusive impulsiona a discussão do novo estatuto da UFG, que entra em deliberação nos Conselhos Superiores da instituição ainda neste semestre e que prevê um formato de gestão mais descentralizada. Para o professor os novos desafios se referem sobretudo a limitações referentes ao orçamento e a necessidade de ampliação do quadro de servidores.

Manoel falou de sua trajetória e se emocionou por duas vezes ao agradecer o apoio incondicional de sua família e ao relembrar fatos de sua chegada em Catalão ocorrida em 1981 na condição de técnico em mineração. O candidato destacou momentos de sua vida enquanto aluno da primeira turma de Geografia do câmpus e posteriormente de sua chagada a instituição na condição de professor em 1990. O docente reconheceu o apoio e trabalho realizado por diversas pessoas que fazem a história da universidade em Catalão. Em seguida, representantes dos três segmentos que compõem a UFG fizeram uso da palavra e destacaram fatos da vida e da gestão do professor.

O processo de consulta será conduzido por uma comissão eleitoral formada pelas três entidades, sendo que cada uma indicou dois membros titulares e um suplente. A presidência da comissão foi indicada pela Adufg Sindicato, enquanto a Sede Administrativa do SINT-IFESgo acolherá os trabalhos da comissão. A votação será realizada no dia 20 de junho de 2013, das 8h às 18h, e até as 21h onde houver expediente no período noturno, em todos os Câmpus da UFG. As seções serão separadas por categoria de eleitores e estarão localizadas o mais próximo possível da unidade ou órgão de lotação dos mesmos.

O resultado da consulta será encaminhado ao Conselho Universitário da UFG (Consuni) e encabeçará a lista tríplice que, pela força da Lei, deverá ser enviada ao Ministério da Educação para a escolha do novo Reitor e Vice-Reitor da UFG.

Consulte o Edital Conjunto das Entidades aqui

Fonte: Ascom - CAC/UFG