noticia1364991194_ORIG.jpg

Processo de consulta a reitor e vice-reitor da UFG terá diretor do Câmpus Catalão como candidato

Por FABIO MARCIO. Em 10/04/13 06:12. Atualizada em 22/10/13 10:52.
Pela primeira vez na história da Universidade nome de professor do interior entra na dispusta

Com a aproximação do processo de escolha do novo reitor e vice-reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG) pelo menos uma chapa que irá concorrer a consulta já foi definida. O atual pró-reitor de Administração e Finanças da Universidade, professor Orlando Afonso Valle do Amaral é candidato a reitor. A novidade, no entanto, fica por conta da escolha do candidato a vice-reitor, que pela primeira vez na história da UFG será um professor de um campi do interior. O atual diretor do Câmpus Catalão, professor Manoel Rodrigues Chaves, participará do processo de consulta na condição de candidato a vice-reitor para exercício do mandato no período compreendido entre 2014 a 2017.

Durante reunião realizada na tarde desta terça-feira, 2, Manoel trouxe para um grupo de servidores do Câmpus Catalão algumas informações acerca do processo de consulta. As entidades representativas dos segmentos que compõem a Universidade (professores, técnico-administrativos e alunos) deverão proceder em data a ser definida, que poderá ser no dia 20 de junho, o processo de consulta a comunidade universitária. Em seguida, de acordo com o diretor ocorre a inscrição das chapas que deverá ser realizada entre os dias 25 a 26 de junho e já no dia 28 ocorre nos Conselhos Superiores a eleição da lista tríplice com os nomes de reitor e vice-reitor. Vale ressaltar que a escolha final será do ministro da educação que escolhe entre os nomes da lista triplice o reitor e vice-reitor, no entanto, historicamente, na maioria das vezes, a escolha da comunidade universitária é respeitada.

De acordo com Manoel, no atual estatuto da UFG o vice-reitor é um cargo representativo que permite maior flexibilidade ao reitor para compromissos externos. A partir da aprovação do novo estatuto da universidade, previsto para este ano, o cargo terá status de presidente do Conselho Diretor dos campi da Região Metropolitana de Goiânia. Para Manoel, a escolha de um candidato a vice-reitor de um câmpus do interior representa um avanço significativo no processo de interiorização da instituição. Nos próximos dias deverá ocorrer oficialmente a cerimônia de lançamento da candidatura. A expectativa é que as regras para o processo de consulta sejam publicadas no dia 8 de abril.

 

Fonte: Ascom - CAC/UFG