Mini-curso Scheduling de processos industriais
A coordenação da ação de extensão “Engenharia de Produção em Debate” convida toda a comunidade acadêmica e externa para o mini-curso intitulado:
“Scheduling” de processos industriais
que será ministrada pela Profa. Dra. Gabriela P. Henning da Universidad Nacional Del Litoral (UNL) – Argentina, vinda à UFG por meio do Programa de Mobilidade Docente da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM).
Haverá certificação.
Inscrição gratuita no local para cada um dos módulos.
Resumo:
O objetivo do mini-curso é realizar uma introdução aos problemas de “scheduling” (sequenciamento e programação da produção) que ocorrem em ambientes industriais e apresentar algumas técnicas de solução empregadas na prática. Para tanto, o mini-curso será realizado em 2 módulos:
MÓDULO 1:
21/02/2013 – das 19h às 22h – mini-auditório do Bloco 2
27/02/2013 – das 19h às 22h – mini-auditório do Bloco 1
No primeiro módulo (6hs) serão definidos os conceitos básicos, a contextualização ao problema de “scheduling” dentro do enfoque do planejamento hierárquico da empresa, analisando-se as características dos distintos tipos de problemas: “Scheduling” preditivo, reativo e dinâmico. Também se discutirá as diferentes causas pelas quais ainda não são empregadas ferramentas informáticas avançadas em muitas indústrias. Pelo fato da complexidade matemática do problema ser uma das causas identificadas, serão analisadas as características intrínsecas dos problemas de “scheduling” que ocorrem em diferentes tipos de ambientes industriais, tal como de manufatura discreta (ambientes “flowshop”, “jobshop”, de manufatura flexível), como de processos “batch” da indústria química e alimentícia (multi-produto multi-etapa, multi-propósito, etc.). Serão apresentadas as metodologias que são utilizadas para o emprego de regras heurísticas adequadas para alguns casos simples de “scheduling” preditivo.
MÓDULO 2:
28/02/2013 – das 14h às 17h – sala 303 bloco 2
01/03/2013 – das 09h às 12h – sala 310 bloco 1
No segundo módulo (6hs) serão abordados problemas mais complexos de “scheduling” preditivo com distintos tipos de modelos de programação matemática mista inteira linear (“Mixed Integer Linear Programming”, MILP) e técnicas de programação com restrições (“Constraint Programming”, CP). Anteriormente à realização da descrição de alguns modelos preditivos, se realizará uma classificação das propostas existentes na atualidade que empregam programação matemática. Para concluir, se apresentará um “framework” para o tratamento de problemas de “scheduling” reativo que se utiliza um enfoque híbrido que combina uma representação explícita do domínio de trabalho com programação com restrições.
Fonte: Engenharia de Produção