
Intercâmbio oferece a alunos de licenciatura oportunidade de cursar parte da graduação em Portugal
Cursar parte da graduação fora do Brasil. Esta tem sido a realidade vivida por um grupo de alunos do Câmpus Catalão (CAC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) participantes do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI). O Projeto voltado exclusivamente ao estudante de licenciatura, permite a permanência do discente por até 24 meses em uma das 11 universidades de Portugal que integram o intercâmbio. As despesas com passagem área são custeadas pelo governo federal, que também oferece mensalmente uma bolsa de estudo.
No Câmpus Catalão, atualmente cinco alunos de três cursos participam do Programa. A estudante de licenciatura em Letras, Ivonete da Silva Santos, permanece em Portugal, na Universidade de Coimbra até julho de 2014. Ivonete revela que para ela foi uma surpresa ter sido aprovada no processo seletivo que possibilitou sua participação no intercâmbio. Ela conta que inicialmente seu maior medo era com relação aos gastos com alimentação e moradia, entretanto, o valor mensal de 870 euros tem sido suficiente para todas as despesas.
De acordo com Ivonete, o ritmo de estudo da universidade é diferenciado em relação ao Brasil, com uma quantidade maior de conteúdo e aulas com duração de até duas horas. Além de exigir uma maior dedicação, cursar parte da graduação em outro país, também tem sido para a aluna, uma oportunidade de intercâmbio cultural. “Nos primeiros dias tive um pouco de dificuldade, sobretudo com relação à fala, mas agora está tranqüilo, além disso, tem muitos brasileiros estudando em Portugal”, afirma. Para Ivonete, o período vivido no exterior proporcionará a sua formação um diferencial no que se refere à escrita, compreensão e interpretação da língua portuguesa.
Para a chefe do Departamento de Letras e coordenadora do projeto no Câmpus Catalão, professora Gisele da Paz Nunes, o Programa permite ao aluno vivenciar outra realidade educacional, diferentes métodos de ensino, além da própria convivência universitária que proporciona ao estudante conhecimento extra. Gisele explica que em relação à questão dos conteúdos, foi necessária uma adequação curricular em relação às disciplinas ofertadas pelas universidades portuguesas, sem prejuízo ao discente. Outro ponto observado pela professora é o fato de que para um aluno de Letras, a convivência com o outro português é extremamente positiva, tendo em vista a variação lingüística e diferenças lexicais, de pronúncia e de sintaxe que ajudam a pensar sobre a formação da língua portuguesa.
Fonte: Ascom - CAC/UFG