
Engenharia de Produção em Debate convida para palestra Modelos eficientes de representação de produtos
A coordenação da ação de extensão "Engenharia de Produção em Debate" convida toda a comunidade acadêmica e externa para a palestra intitulada:
Modelos eficientes de representação de produtos
que será ministrada pela Profa. Dra. Gabriela P. Henning da Universidad Nacional Del Litoral (UNL) – Argentina, vinda à UFG por meio do Programa de Mobilidade Docente da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM).
Data: 28/02/2013
Horário: das 19h00min às 22h00min
Local: Mini-Auditório da Bloco 1 – Prof. Sirlene Duarte – da Universidade Federal de Goiás – Campus Catalão (UFG-CAC)
Haverá certificação – Inscrição gratuita no local a partir das 18h30min.
Resumo:
A existência de mercados cada vez mais competitivos é um dos fatores que determinam que os produtos tenham ciclos de vida cada vez mais curtos e que os clientes solicitem produtos cada vez mais personalizados, com uma forte tendência de se realizar ‘customização’ massiva. Em consequência, atualmente, nas cadeias de suprimentos e nas empresas industriais são geridas imensas variedades de produtos, em que é necessário que a informação seja administrada eficientemente. Com efeito, as diferentes áreas funcionais das empresas de produção industrial empregam cotidianamente uma grande quantidade de informações de produtos para desenvolver suas atividades. Por exemplo, a área de Engenharia gera e emprega informações correspondentes às especificações técnicas dos produtos (dimensões, tolerâncias, planos de montagem, etc), na área de Manufatura, informações sobre as listas de materiais, rotas de produção, etc. Por sua parte, a área de Planejamento e Controle da Produção emprega informação de demandas, estoque, lista de materiais, lead times de materiais, etc., na área de comercialização, dados sobre mercados e preços dos produtos acabados, os armazéns utilizam informações sobre cubagem logística, condições para o armazenamento, etc. De modo similar, a área de abastecimento de materiais geri informações correspondentes à fornecedores, lead times e custos, na área de distribuição, informações sobre condições de transporte, etc. Muitas destas áreas funcionais, frequentemente requerem a mesma informação empregando distintos sistemas de informação de suporte e utilizam diferentes representações de dados dos produtos, possibilitando, muitas vezes, a existência de informação duplicada e inconsistente.
Lamentavelmente, os atuais sistemas de informação de apoio industrial não administram de modo eficiente as informações dos produtos. Além das dificuldades já mencionadas, se percebe que, em geral, não há uma gestão eficiente das informações correspondentes às múltiplas variantes dos produtos que hoje convivem nos mercados, existindo uma desnecessária duplicação da informação. Por outro lado, também não são geridos adequadamente as informações de diferentes níveis de detalhes ou granularidade correspondente à famílias/subfamílias, produtos e variantes.
Nesta palestra serão descritos os problemas antes pontuados e a será apresentado um modelo hierárquico e unificado de produtos que tem por objetivo superar estas dificuldades, gerindo eficientemente informação de variantes e evitando a duplicação de informação. Outra característica do modelo proposto é que pode administrar tanto estruturas que correspondem à produtos montados (estruturas de composição), tal como da indústria metal-mecânica, como os produtos que surgem de processos de desmontagem (estrutura de descomposição), próprios da indústria frigorífica, láctea, etc. Também será descrita a estrutura que o modelo proposto possui para a gestão eficiente da informação de diferentes granularidades. Para concluir, será comentado acerca de um protótipo que foi desenvolvido pra validar o modelo.
Para informações adicionais entrar em contato com o professor Maico do curso de Engenharia de Produção pelo telefone (64) 3441-5328.
Fonte: Departamento de Engenharia de Produção