
Mesa-redonda, bate-papo e noite de autógrafos marcam lançamento do livro Herança de Sangue
O auditório professora Sirlene Duarte do Câmpus Catalão (CAC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) esteve lotado na noite desta quarta-feira, 30, durante o lançamento do livro Herança de Sangue, escrito por Ivan Sant'Anna e editado pela Companhia das Letras. Durante pouco mais de uma hora, o público formado por estudantes, professores e apaixonados por literatura e história, ouviram o escritor relatar acontecimentos que marcaram a história de Catalão e que estão descritos na obra. Até 1936 a cidade era tida como uma das mais violentas do Brasil, com alta incidência de assassinatos.
O lançamento do livro foi acompanhado de uma mesa-redonda coordenada pela professora Luciana Borges, onde a professora Eliane Martins de Freitas, pesquisadora de questões que envolvem violência, justiça e direito, juntamente com o professor João Batista Cardoso, pesquisador e crítico de literatura, trouxeram informações acerca da obra e sua temática. Em seguida ocorreu um coquetel e sessão de autógrafos, que também contou com exposição de materiais históricos no subsolo da Biblioteca Setorial do Câmpus Catalão.
O livro Herança de Sangue é um relato de lances cinematográficos, cheio de luta crime, ódio, paixão, selvageria e crueldade, que reconstitui a saga de Catalão até metade do século XX. O escritor Ivan Sant'Anna é autor de outras obras como Rapina e Caixa Preta, este último sobre grandes acidentes aéreos ocorridos no Brasil. Embora natural do Rio de Jeneiro, Sant'Anna residiu em Catalão por alguns anos e se liga afetivamente a cidade por meio de seus avós peternos, o senhor Hermógenes, agente dos Correios na época e Dona Iaiá, professora da rede pública, de escolas religiosas e fundadora do externato Sant'Anna, de sua propriedade.
Fonte: Ascom - CAC/UFG