
Pesquisa avalia uso do Clube do Povo de Catalão
Conhecer as motivações que fazem com que os catalanos utilizem o Clube do Povo como espaço público de lazer e prática de esporte, percebendo as demandas e desejos da população, sem deixar de lado aspectos históricos. Estes foram alguns pontos abordados pela pesquisa dirigida pela servidora técnica-administrativa do Campus Catalão (CAC) da Universidade Federal de Goiás (UFG), Patrícia Sousa Rocha Marçal, que rendeu no ano de
A pesquisa foi conduzida durante dois anos e ouviu cerca de 150 pessoas que foram entrevistadas tanto de maneira formal quanto informal. De acordo com Patrícia, o projeto e a pesquisa foram fundamentados dentro da proposta de democratização dos espaços públicos de lazer e neste sentido, segundo a pesquisadora, dois pontos chamaram a atenção: o embate entre ciclistas e pedestres que utilizam juntos a única pista de caminhada do Clube do Povo e a necessidade de áreas de lazer nos bairros mais distantes do centro da cidade.
Conforme Patrícia, um ponto a ser destacado é que a pesquisa, por ser de carga fortemente empírica, retrata o cotidiano, os desejos e anseios da população, que estiveram presentes na fala dos entrevistados. A pesquisadora acredita que a qualidade de vida está fortemente relacionada à oferta de espaços públicos de esporte e lazer com qualidade uma vez que a maioria dos investimentos públicos, considerando-se as áreas de lazer e esporte concentram-se naquilo que já existe.
Para Patrícia, é necessário que população e governo trabalhem de forma harmônica em prol de um planejamento urbano democrático para Catalão. “Com o crescimento da cidade as camadas sociais precisam ser ouvidas e é preciso respeitar o verde e observar a questão da especulação imobiliária”, avalia. Para a pesquisadora, é importante que os gestores se comprometam a levar estruturas públicas de lazer para os novos limites da cidade, bem como aos bairros mais antigos garantindo assim, espaços de caminhada, recreação e esporte a locais que ainda não contam com esse tipo de benefício.
Confira AQUI o documento que trata da necessidade de ciclovias em Catalão
Fonte: Ascom - CAC/UFG