
Curso de Robótica Educacional voltado a professores municipais promove competição
Um grupo de professores de escolas municipais de Catalão participou nesta sexta-feira, 21, de uma competição de robótica realizada no Câmpus Catalão (CAC) da Universidade Federal de Goiás (UFG). A prova teve o objetivo de avaliar o aprendizado das teorias apresentadas durante os quatro meses do curso de Robótica Educacional. Os robôs tiveram que percorrer um circuito com obstáculos no qual o tempo máximo para finalização era de 90 segundos.
O responsável pelo curso de Robótica Educacional e idealizador do projeto, Marcelo Henrique Stoppa, explica que a competição integra a última fase do curso de Robótica Educacional que envolveu desde a montagem, até a operação e utilização do equipamento. De acordo com Marcelo, a partir de agora os professores estão aptos a utilizar os robôs e o conhecimento adquirido em sala de aula.
O projeto faz parte de uma parceria entre universidade e município. Cada escola recebeu da Prefeitura Municipal de Catalão kits de montagem compostos por peças diversas, motores e sensores controláveis por computador e softwares que permitam programar de alguma forma o funcionamento dos modelos montados. O Departamento de Matemática do Câmpus Catalão ficou responsável pela teoria e treinamento.
Para o servidor da secretaria municipal de educação, Miguel Marcelo Tavares, participar do projeto têm sido um desafio. "É importante implantar novas formas para atrair a atenção dos alunos que não fiquem somente na utilização do quadro-de-giz", avalia.
Fonte: Ascom - CAC/UFG