
Alunos de Química embarcam para intercâmbio de dois anos em Portugal
Quatro alunos do curso de licenciatura em Química do Câmpus Catalão (CAC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) embarcaram neste domingo, 16, para Portugal, onde irão residir por até dois anos e participar de um intercâmbio na Universidade da Beira Interior. A ida dos estudantes faz parte do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI), projeto fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que concede ao discente a oportunidade de cursar parte da graduação em uma instituição de ensino em Portugal com direito a bolsa de estudo e passagem área internacional.
Além dos alunos de Química, um estudante de Letras já está em Portugal participando do intercâmbio e outro de Física deverá embarcar nos próximos dias. O coordenador do curso de Química, Lincoln Lucilio Romualdo, explica que o programa é direcionado aos cursos de licenciatura com o objetivo de melhorar a formação dos professores e fomentar o desenvolvimento de aspectos acadêmicos e culturais. De acordo com Lincoln, cada curso realizou sua seleção, que se baseou na média relativa do aluno.
Outro ponto importante, segundo Lincoln, é que o PLI é voltado ao aluno oriundo de escola pública e de baixa renda. Durante a estadia em Portugal, o estudante recebe durante um ano um auxílio moradia no valor de 110 euros, seguro saúde e bolsa estudantil no valor de 870 euros. Do ponto de vista acadêmico, o professor esclarece que foi feito um trabalho de equivalência das disciplinas e o discente ao final do curso irá receber o diploma de graduação emitido pela UFG e pela Universidade da Beira.
Para o aluno Aurélio Miguel Dias Moreira, o fato de ter sido selecionado no Programa representa uma oportunidade de aprofundar conhecimentos. Já Lilian Quelem Tavares Furtado, disse que irá aproveitar ao máximo o período em que estará em Portugal e pretende com isso ser uma profissional diferenciada.
Fonte: Ascom - CAC/UFG