noticia1338464536.jpg

Docentes, técnico-administrativos e alunos discutem o novo estatuto da UFG

Por FABIO MARCIO. Em 01/06/12 05:11. Atualizada em 22/10/13 10:52.
Assembléia Universitária realizada nesta quarta-feira, 30, promoveu o debate entre a Comissão de Revisão Estatutária e a comunidade universitária do Campus Catalão

Conforme previsto no calendário de atividades definido pela Comissão de Revisão Estatutária da Universidade Federal de Goiás (UFG), o Campus Catalão (CAC) realizou nesta quarta-feira, 30, a Assembléia Universitária que discutiu com os três segmentos que compõem a instituição (docentes, técnico-administrativos e estudantes) a reforma do estatuto da UFG.

Por cerca de uma hora o assessor da reitoria da UFG, Nelson Cardoso Amaral, traçou um histórico da construção da proposta de revisão do estatuto da Universidade e apontou as principais mudanças, sobretudo para os campus do interior, caso a proposta seja aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni).  Após a explanação, foi aberto o espaço para o debate entre a Comissão e o público presente na Assembléia. Com o objetivo de proporcionar maior acesso a informação, as discussões foram transmitidas ao vivo pela internet, em um trabalho experimental realizado pela Assessoria de Comunicação Social do Campus Catalão.

A proposta de revisão estatutária da UFG modifica a concepção e a forma de gestão da Universidade, atribuindo aos campi uma maior autonomia nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão. Com o novo estatuto a UFG passa a ser dividida em cinco regionais, com sedes em Catalão, Cidade Ocidental, Goiás, Goiânia e Jataí. Esta nova concepção perimitirá que cada regional tenha Câmaras de Graduação, Extensão e de Pesquisa e Pós-graduação, que estarão incumbidas de pensar a pesquisa, graduação e extensão local, deixando para as Câmaras Superiores os grandes projetos com recursos e as demandas que necessitam de uma decisão da Universidade.

O último prazo para o encaminhamento de contribuições é o dia 25 de junho. A Comissão solicita a participação de todos, enviando análises críticas e contribuições (para estatutoufg@reitoria.ufg.br) para a melhoria do texto, que, no final do processo de elaboração, será encaminhado ao Consuni. Posteriormente, será convocada uma reunião conjunta dos três Conselhos Superiores da UFG – Conselho Universitário (Consuni), Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Cepec), e Conselho de Curadores -, para deliberar sobre o novo Estatuto da universidade.

Consulte aqui a nova versão do Estatuto UFG.

Fonte: Ascom - CAC/UFG