
CAC e CGU promovem Conferência Livre de Transparência e Controle Social
Na noite desta quarta-feira, 28, o auditório professor Paulo de Bastos Perillo, no Campus Catalão (CAC) da Universidade Federal de Goiás (UFG), recebeu a etapa livre da Conferência de Transparência e Controle Social (Consocial), promovida pela Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com diversos órgãos do governo federal. Cerca de 350 pessoas participaram do evento.
Por cerca de uma hora o promotor público Dr. Affonso Ghizzo Neto, idealizador do projeto “O que você tem a ver com a corrupção?”, trouxe uma ampla explanação sobre ética, corrupção, responsabilidade e controle social. Ao final, o promotor enfatizou que a participação da sociedade de forma positiva é fundamental na luta contra a corrupção, e para isso é preciso interferir e cobrar, seja de forma individual ou coletiva.
Após a explanação, os participantes tiveram um tempo para ler o texto que orienta acerca das diretrizes para a prevenção e combate à corrupção e puderam se reunir em grupos. Dos textos apresentados, foram escolhidas dez propostas que serão encaminhadas a Conferência Nacional de Transparência e Controle Social, que será realizada em Brasília em maio.
A Consocial tem o objetivo principal de promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático que garanta o uso correto e eficiente do dinheiro público.
Fonte: Ascom - CAC/UFG