noticia1323252594.jpg

Dirigentes de Universidades Federais se reúnem em Catalão para troca de experiências na gestão e inserção regional

Por FABIO MARCIO. Em 07/12/11 00:09.
I Encontro Nacional de Dirigentes de Campus da Rede Federal de Ensino Superior reúne representantes de 24 Universidades Federais entre os dias 6 e 7 de dezembro

Dirigentes de 24 Universidades Federais de todas as regiões do Brasil estão reunidos no Campus Catalão (CAC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) até esta quarta-feira, 7, com o objetivo de realizar a troca de experiências na gestão e inserção regional dos campi localizados fora de sede.

O I Encontro Nacional de Dirigentes de Campus da Rede Federal de Ensino Superior (Multicampi Brasil), pretende discutir pontos comuns apresentados pelos dirigentes, que envolvem desde aspectos relativos a orçamento e administração, até estrutura e expansão das instituições federais de ensino superior.

O coordenador geral de gestão e expansão das instituições federais de ensino superior, Antônio Simões Silva, que durante a cerimônia de abertura, realizada nesta terça-feira, 6, representou o secretário de ensino superior do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa, lembrou que o programa de expansão das Universidades Federais, conhecido como Reuni, têm proporcionado a interiorização do ensino superior e a cada etapa implantada, o programa têm se aperfeiçoado.

Segundo Costa, nesta terceira fase do Reuni, onde estão sendo criadas quatro novas Universidades Federais, os erros antes ocorridos, já foram corrigidos e ele acredita que em uma quarta etapa, uma das mudanças a ser implementadas serão novos critérios de escolha de novos cursos, que deverão levar em conta a opinião da comunidade local.

Para o diretor do Campus Rio Paranaíba (CRP) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Luciano Baião Vieira, o Encontro de Dirigentes servirá para a troca de experiências de demandas e necessidades comuns dos gestores de campi. Já o diretor do Campus Catalão (CAC) da Universidade Federal de Goiás (UFG), Manoel Rodrigues Chaves, afirma que uma das motivações do Multicampi, é a partir dos debates, contribuir para a democratização do ensino público de qualidade.

Nesta quarta-feira, 7, serão abordados painéis com dirigentes de Goiás, Pará e Paraná, e a tarde os gestores se dividirão em grupos para reuniões de trabalho. A intenção é que a partir destas discussões seja elaborado um documento que deverá ser encaminhado ao governo federal.

Fonte: Ascom - CAC/UFG