Professor tem artigo publicado em periódico internacional

Por FABIO MARCIO. Em 28/11/11 07:03. Atualizada em 22/10/13 10:51.
Estudo revela que deserto quente e arenoso era formado por pinheiros primitivos

Um artigo científico publicado pelo professor Edivane Cardoso, do Depatamento de Biologia do Campus Catalão (CAC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) na revista científica Journal of South American Earth Sciences, foi destaque da edição 188, de outubro de 2011, da Revista Fapesp, veículo de divulgação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

O estudo realizado ao longo de 15 anos demonstrou que uma região brasileira, conhecido como deserto Botucatu, foi ocupada na era dos dinossauros por uma floresta de coníferas. O estudo levou em consideração a descoberta de fósseis de pinheiros primitivos em um deserto que se estendia por áreas que hoje formam as regiões sudeste e sul do Brasil, incluindo ainda países como Paraguai, Argentina e Uruguai.

A pesquisa buscou respostas para perguntas acera da forma de sobrevivência destas árvores em meio a um deserto quente e arenoso, identificando os mecanismos utilizados pelos pinheiros para seu crescimento e desenvolvimento em um ambiente tão hostil. A íntegra da matéria publicada na revista Fapesp pode ser conferida no site da Fundação.

 

Fonte: Coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação