
Fórum discute pesquisa e extensão no Campus Catalão
Diagnosticar a extensão e cultura, realizar uma prestação de contas e colher sugestões da comunidade universitária. Estes foram os objetivos do Fórum de Extensão e Cultura promovido pela Coordenação de Extensão e Cultura (CEC) do Campus Catalão (CAC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) na tarde desta quarta-feira, 19, no Auditório professora Sirlene Duarte.
Em um primeiro momento, a coordenadora de extensão e cultura do CAC, Maria do Carmo Morales Pinheiro, trouxe um panorama geral sobre a extensão e cultura no Brasil, tendo como base as informações obtidas na reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que foi realizada no mês de julho em Goiânia.
Em seguida foi realizada uma prestação de contas das ações realizadas ao longo de 2011, que incluiram a participação na reunião nacional e regional da SBPC, criação do site da CEC, atualização do banco de dados da coordenação, apoio ao Festival Siriema, dentre outras atividades. Os deasafios, segundo Maria do Carmo, incluem a vinda do Projeto Música no Campus para Catalão, a criação de um programa próprio de bolsas e a destinação de um percentual do orçamento da instituição para a extensão e cultura.
De acordo com Maria do Carmo este é o momento de se perguntar qual a cara queremos dar para a extesão no Campus Catalão e neste sentido, um debate com a presença de docentes, técnicos administrativos e alunos, colheu sugestões e ouviu os anseios da comunidade local. "A extensão não pode ser construída individualmente e por isso esta dicussão é importante", afirma. Para o próximo ano a proposta é abrir o Fórum para a participação dos diversos segmentos da sociedade.
Para o diretor geral do Campus Catalão, Manoel Rodrigues Chaves, este é o momento de fazer um esforço para que ensino, pesquisa e extensão, estejam no mesmo nível de preocupação coletiva e por isto o Fórum é fundamental para a proposição de programas de extensão exequíveis, buscando uma maior autonomia do campus em sua política de extensão e cultura.
Fonte: Ascom - CAC/UFG