noticia1314224201_ORIG.jpg

Cerca de 2 mil alunos participam da IV edição da Feira das Profissões

Por FABIO MARCIO. Em 27/08/11 07:28. Atualizada em 21/08/14 11:47.
Evento realizado nesta quarta-feira, 24, esclareceu dúvidas e mostrou atividades práticas para estudantes do ensino médio

 

 

Cerca de 2 mil alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares participaram nesta quarta-feira, 24, da IV edição da Feira das Profissões. O evento realizado nas dependências do Campus Catalão da Universidade Federal de Goiás (CAC/UFG) reuniu estudantes do sudeste goiano, região das águas quentes, triângulo mineiro e noroeste de Minas Gerais.

A Feira das Profissões integra o Calendário de Atividades da UFG e tem o obejtivo de divulgar os cursos oferecidos pela Universidade, formas de ingresso e aspectos do mercado de trabalho. No Campus Catalão, alunos, professores e técnicos dos 21 cursos de graduação oferecidos pela instituição demonstraram por meio de palestras e atividades práticas a realidade de cada graduação.

Logo na chegada, os visitantes foram direcionados ao Auditório Paulo Bastos Perillo, onde participaram de uma palestra que trouxe mais detalhes sobre a UFG e sobre o Campus Catalão. Também foi repassado aos alunos informações acerca das modalidades de participação no Vestibular, por meio do processo universal ou pelo programa UFG Inclui, destinado a alunos de escolas públicas, negros, índios e quilombolas.

Em seguida, os vistantes participaram de mini palestras proferidas por professores e alunos da UFG, onde esclareceram dúvidas sobre estrutura curricular dos cursos e mercado de trabalho. O ponto alto do Espaço das Profissões foram as salas de aula interativas, onde demosntrações de projetos científicos, exposição de materias e equipamentos, exibição de material audio visual, cartazes e folders aproximaram os estudantes das atividades práticas realizadas por cada graduação.

Na sala interativa de História, personagens vestidos a caráter e a exposição de objetos e revistas atrairam a atenção dos visitantes. De acordo com a professora Márcia Santos, a principal intenção foi mostrar a produção dos alunos. "Estamos convidando as pessoas a pensar a História de uma forma mais ampla", afirma. O curso de Ciências da Computação trouxe para os vistantes equipamentos e pesquisas realizadas pelos professores e alunos da UFG, como por exemplo um software que é capaz de fazer com que o mouse do computador se mova por meio do movimento dos olhos. Segundo a estudante Anelise Pereira da Silva, o programa capta a imagem dos olhos várias vezes e em diversas posições e de acordo com a imagem escolhida é possível mexer o mouse.

O aluno Marcos Paulo Batista de Assunção, da cidade de Davinópolis, pretende cursar Ciências Biológicas na UFG e para ele, participar do Espaço das Profissões foi uma grande oportunidade para tirar dúvidas sobre o curso. "Me chamou muito a atenção a parte de Bioquímica", avalia. A futura psicóloga, Natania Rodrigues dos Reis, do Colégio Estadual Nivo das Neves, em Caldas Novas, considerou o Espaço das Profissões importante e interessante. "Me apaixonei ainda mais pelo curso e pude esclarecer muitas dúvidas", conclui. A aluna Sara Aparecida da Silva Vaz, da cidade de Guarda Mor, Minas Gerais, afirma que valeu a pena viajar mais de duas horas para participar da Feira. "Eu já havia pesquisado sobre o curso de Engenharia de Produção e achei interessante, sobretudo as máquinas e quero ser uma engenheira", afirma.

O professor Romes Antônio Borges, do Departamento de Matemática Industrial, demonstrava aos visitantes algumas especificidades do curso, sobretudo na área de robótica e análise de vibrações. "Considero o evento importantíssimo e percebo que os alunos tem participado ativamente desse processo", conclui. Já alunos que participaram do evento no ano passado, neste ano estiveram na Feira na condição de estudantes da UFG, como é o caso de Laisa Caroline de Paiva, que em 2010 pode esclarecer suas dúvidas e optar pela Engenharia de Produção e neste ano mostrava aos visitantes a realidade da gradução.

Nos espaços interativos teve ainda orientações sobre atividades físicas organizada pelo curso de Educação Física, palestra e exibição de materiais sobre Administração e Ciências Sociais e uma pequena enfermaria montada pelos alunos e professores do curso de Enfermagem. As demonstrações práticas do curso de Química chamaram a atenção dos visitantes que lotaram a sala. Cursos de licenciatura, como Pedagogia, Letras e Geografia, trouxeram vasto material para exposição. A Engenharia de Minas, expôs diversos minerais e esclareceu dúvidas e a Engenharia Civil fez atividades práticas que simulavam etapas e equipamentos utilizados na construção civil.

Para a coordenadora do Espaço das Profissões no Campus Catalão, professora Roseane Patrícia Silva, o evento cumpriu seu papel de trazer o aluno do ensino médio para dentro da instituição. De acordo com Roseane, não apenas os estudantes puderam esclarecer suas dúvidas e conhecer a Universidade, mas também toda a comunidade pode participar do evento. Do outro lado, segundo a professora, a própria UFG também é beneficiada, por poder divulgar seus cursos e sua produção. "Ganha a instituição, ganha os alunos e a comunidade", avalia.

 

Fonte: Ascom - CAC/UFG