Conservação na prática: estudantes de Biologia participam de expedição e projeto de conservação
Expedição correu no Parque Estadual da Mata Atlântica e na Fazenda Pontal
Entre os dias 06 a 10 de março de 2023, discentes da disciplina de Biologia da Conservação do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), realizaram uma expedição de campo para o Parque Estadual da Mata Atlântica (PEMA) e para a Fazenda Pontal.
A expedição foi coordenada pelos professores Frederico Lemos e Fernanda Cavalcanti com apoio da reitoria e da Fazenda Pontal. Estiveram presentes também a equipe do Programa de Conservação Mamíferos do Cerrado, a equipe do PEMA e do Projeto Raposinha do Pontal e o motorista Wender Carlos Pires. A atividade teve como objetivo proporcionar aos alunos do curso de Ciências Biológicas conhecer na prática teorias e métodos aprendidos nas aulas de Biologia da Conservação, Ecologia de Populações e Evolução.
Nos dias 06 e 07 de março os estudantes visitaram e acamparam no Parque Estadual da Mata Atlântica (PEMA) em Água Limpa, onde foi possível conhecer o principal fragmento de Mata Atlântica do sudeste de Goiás, sua fauna e flora, e vivenciar os desafios do manejo de uma unidade de conservação. Ainda, puderam acompanhar o monitoramento de onças-pardas e outros carnívoros através do monitoramento por rastros, armadilhas fotográficas e animais com coleiras GPS. O projeto Detetives Ecológicos é desenvolvido pelo Programa de Conservação Mamíferos do Cerrado/UFCAT em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (SEMAD).
Nos dias 08 a 10 de março a equipe visitou o projeto Raposinha do Pontal, uma parceria do Programa de Conservação Mamíferos do Cerrado/UFCAT com a Fazenda Pontal/Criadouro AntaPaca, em Corumbaíba. Lá participaram de diversas atividades como montagem de armadilhas para capturar canídeos silvestres, monitoramento de animais, focagem noturna e checagem de pontos de predação por onças, além de palestras nos períodos noturnos.
Ao longo da viagem de campo os discentes puderam aprender e refletir sobre como se pode atuar na área da conservação de biodiversidade em unidades de conservação e agrossistemas, e também quais são os desafios para tal, consolidando o que foi aprendido durante as aulas ao decorrer dos semestres. Tendo realizado a maior parte de seu curso durante a pandemia de COVID-19, a realização de uma viagem como essa foi diferencial para sua formação ao colocar os discentes de frente a situações que encontrarão em sua carreira profissional como Biólogos.
Com isso, a turma e os professores agradecem imensamente à Reitora da UFCAT, Roselma Lucchese, e toda equipe da reitoria e setor de transporte, que proporcionaram condições para que a expedição acontecesse, ao motorista senhor Wender Pires, que cuidou da segurança dos discentes durante todo o trajeto, e a toda equipe do PEMA e Raposinha do Pontal por receber e ensinar a turma de Biologia da Conservação.
Bruna Lesley Gonçalves Da Silva
Larissa Ferreira Sass
Maria Eduarda Vergilio Cardoso
Maria Eduarda Sousa Bento
Maria Eduarda Alves Pozzatti
Vitória dos Santos Oliveira
Fonte: CCS-UFCAT
Categorias: Notícias Expedição Biologia da Conservação PEMA Ufcat Ciências Biológicas