Equipe Raposinha do Pontal e turma de Biologia da Conservação

Conservação na prática: estudantes de Biologia participam de expedição e projeto de conservação

Por Welliton Alves. Em 15/03/23 11:43. Atualizada em 16/03/23 08:19.

Expedição correu no Parque Estadual da Mata Atlântica e na Fazenda Pontal 

Entre os dias 06 a 10 de março de 2023, discentes da disciplina de Biologia da Conservação do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), realizaram uma expedição de campo para o Parque Estadual da Mata Atlântica (PEMA) e para a Fazenda Pontal.

A expedição foi coordenada pelos professores Frederico Lemos e Fernanda Cavalcanti com apoio da reitoria e da Fazenda Pontal. Estiveram presentes também a equipe do Programa de Conservação Mamíferos do Cerrado, a equipe do PEMA e do Projeto Raposinha do Pontal e o motorista Wender Carlos Pires. A atividade teve como objetivo proporcionar aos alunos do curso de Ciências Biológicas conhecer na prática teorias e métodos aprendidos nas aulas de Biologia da Conservação, Ecologia de Populações e Evolução.

Nos dias 06 e 07 de março os estudantes visitaram e acamparam no Parque Estadual da Mata Atlântica (PEMA) em Água Limpa, onde foi possível conhecer o principal fragmento de Mata Atlântica do sudeste de Goiás, sua fauna e flora, e vivenciar os desafios do manejo de uma unidade de conservação. Ainda, puderam acompanhar o monitoramento de onças-pardas e outros carnívoros através do monitoramento por rastros, armadilhas fotográficas e animais com coleiras GPS. O projeto Detetives Ecológicos é desenvolvido pelo Programa de Conservação Mamíferos do Cerrado/UFCAT em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (SEMAD).

Nos dias 08 a 10 de março a equipe visitou o projeto Raposinha do Pontal, uma parceria do Programa de Conservação Mamíferos do Cerrado/UFCAT com a Fazenda Pontal/Criadouro AntaPaca, em Corumbaíba. Lá participaram de diversas atividades como montagem de armadilhas para capturar canídeos silvestres, monitoramento de animais, focagem noturna e checagem de pontos de predação por onças, além de palestras nos períodos noturnos.

 

Discentes checando armadilha fotográfica no Parque Estadual da Mata Atlântica - PEMA

 

Ao longo da viagem de campo os discentes puderam aprender e refletir sobre como se pode atuar na área da conservação de biodiversidade em unidades de conservação e agrossistemas, e também quais são os desafios para tal, consolidando o que foi aprendido durante as aulas ao decorrer dos semestres. Tendo realizado a maior parte de seu curso durante a pandemia de COVID-19, a realização de uma viagem como essa foi diferencial para sua formação ao colocar os discentes de frente a situações que encontrarão em sua carreira profissional como Biólogos.

Com isso, a turma e os professores agradecem imensamente à Reitora da UFCAT, Roselma Lucchese, e toda equipe da reitoria e setor de transporte, que proporcionaram condições para que a expedição acontecesse, ao motorista senhor Wender Pires, que cuidou da segurança dos discentes durante todo o trajeto, e a toda equipe do PEMA e Raposinha do Pontal por receber e ensinar a turma de Biologia da Conservação.

 

Equipe Raposinha do Pontal e turma de Biologia da Conservação

Texto e imagens
                 Amanda De Oliveira Queiros Firmino
André Felipe S. Rodrigues
Bruna Lesley Gonçalves Da Silva
Larissa Ferreira Sass
Maria Eduarda Vergilio Cardoso
Maria Eduarda Sousa Bento
Maria Eduarda Alves Pozzatti
Vitória dos Santos Oliveira

Fonte: CCS-UFCAT

Categorias: Notícias Expedição Biologia da Conservação PEMA Ufcat Ciências Biológicas