Lula e reitores capa 2023

Reitora da UFCAT participa de reunião com presidente Lula e reitores

Por Fabio Gaio. Em 20/01/23 10:16. Atualizada em 23/01/23 09:23.

Encontro marca a retomada da agenda com reitores e reitoras de universidades e institutos federais

Reitores de universidades e institutos federais se reuniram nesta quinta-feira, 19/01, em Brasília, com o presidente Luís Inácio Lula da Silva. Na pauta, as novas perspectivas para o ensino superior e tecnológico no país e a apresentação de parte da equipe gestora do Ministério da Educação (MEC).

O ministro da educação, Camilo Santana, reforçou, logo no início, que o diálogo estará permanente aberto com os reitores e reitoras. Santana aproveitou para apresentar aos presentes a secretária de educação superior e atual reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Denise Pires de Carvalho e o secretário de educação profissional e tecnológica e ex-reitor do Instituto Federal do Rio Grande do norte (IFRN), Getúlio Marques Ferreira. Ambos serão responsáveis pela condução das políticas e ações voltadas ao ensino superior e ao ensino técnico e tecnológico.

Camilo Santana ressaltou que os desafios são enormes, mas afirmou ter convicção de que nenhum país se desenvolve sem investimento em educação, ciência e tecnologia. O ministro afirmou que pretende retomar a política de valorização e respeito do ensino superior, com a ampliação da oferta de vagas e ações para o combate à evasão de estudantes. Ele destacou ainda a necessidade de retomar obras paralisadas, reajustar os valores pagos a bolsistas de pesquisa e formatar o novo Plano Nacional de Educação (PNE), previsto para 2024. "Nosso olhar para a educação se dará desde a creche até a pós-graduação e as universidades tem muito a contribuir, também, para a melhoria da educação básica", frisou.

O presidente Lula iniciou sua fala bastante emocionado. "Quando comecei a falar com vocês, antes do início deste encontro, vocês até perceberam que eu gaguejei um pouco, porque eu estava emocionado, porque era impensável, até então, uma reunião com reitores", pontuou. Lula considerou que este é o momento, novamente, de buscar o desenvolvimento do país por meio da educação. Para o presidente é imprescindível assegurar oportunidades para todos. "Precisamos abrir as portas, para as pessoas entrarem", afirmou. O chefe do executivo afirmou ainda que vai respeitar a autonomia das universidades e institutos federais e que promoverá, anualmente, uma reunião com os dirigentes dessas instituições.

A reitora pro-tempore da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Roselma Lucchese, que participou da reunião com Lula, destacou que este é um momento histórico, que sinaliza a existência de propostas e projetos efetivos para a educação. "Temos um projeto prospectivo para a educação e o ensino superior estará sempre integrado com a sociedade e com o desenvolvimento da sociedade", pontuou. Roselma acredita que será um momento de reestruturação e crescimento das universidades federais e elogiou a possibilidade de abertura de canais de diálogo e interlocução entre governo e instituições.

Lula e reitores matéria

Categorias: Notícias Noticias