Capa Comite de Ética

Comitê de Ética em Pesquisa contribui para a qualidade dos trabalhos científicos

Por Fabio Gaio. Em 05/09/22 11:35. Atualizada em 05/09/22 11:37.

Comitê de Ética ajuda a regular pesquisas com seres humanos na UFCAT

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é um colegiado interdisciplinar e independente, de natureza consultiva, deliberativa, normativa e educativa, vinculada à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). Na Universidade Federal de Catalão (UFCAT) o CEP é composto por pesquisadores e representantes de participante de pesquisa. Seu propósito é resguardar os interesses, a integridade e a dignidade dos sujeitos da pesquisa, em estudos que envolvam seres humanos, visando contribuir com o desenvolvimento das pesquisas, buscando primordialmente o incentivo da prática científica em diferentes níveis de forma ética e responsável.

O CEP contribui para a qualidade das pesquisas realizadas e permite a discussão do papel destes estudos no desenvolvimento institucional e social da comunidade e, ainda, para a valorização do pesquisados que recebe o reconhecimento de que sua proposta é eticamente adequada. De forma prática, ele é responsável pela análise dos aspectos éticos dos protocolos de pesquisa que são encaminhados pelos pesquisadores via Plataforma Brasil e promove atividades educativas internas aos membros do CEP/UFCAT e à comunidade científica, tais como seminários, palestras, jornadas, cursos, oficinas, dentre outras que visam sanar dúvidas e disseminar as boas práticas e conduta ética na elaboração e desenvolvimento dos projetos de pesquisa.

O Comitê pode ser acionado através dos e-mails da secretaria (secretaria.cep.ufcat@gmail.com) e da coordenação (cep@ufcat.edu.br), do telefone institucional (3441-7609), do whatsapp (64) 99215-4340 ou presencialmente na sala da secretaria, localizada no Bloco Didático I, sala 211. O funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino das 08h às 11h, e das 13h às 17h com períodos alternados de atividades internas e externas da secretaria. Recentemente, no dia 01 de setembro foi inaugurada a nova fachada do CEP, com a instalação de um letreiro, para facilitar a identificação do Comitê. A ação atende a uma solicitação feita pelo CONEP após visita da Comissão a UFCAT, dentro do projeto de qualificação dos CEPs.

Capa Comite de Ética
Inauguração da fachada do CEP, no Bloco Didático, Campus I