Braz autografa livro

Livro discute e homenageia obra do professor Braz José Coelho

Por Fabio Gaio. Em 01/08/22 11:55. Atualizada em 03/08/22 11:05.

Cerimônia de lançamento da obra ocorreu no hall da Biblioteca e contou com a presença da comunidade universitária e pesquisadores

Uma trajetória marcada pela formação de professores e pela pesquisa. A trajetória de um educador, com uma vasta obra, em prosa e verso. Braz José Coelho, professor aposentado do curso de Letras da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), aos 84 anos, com a sabedoria que lhe é própria, destacou que "professor é aquele que professa, não uma fé religiosa, mas a fé no conhecimento, na educação". Palavras ditas pelo docente na última quinta-feira, 28 de julho, no lançamento do livro escrito por pesquisadores, que discutem teoricamente sua obra.

De acordo com a professora Maria Helena de Paula, organizadora do livro, uma homenagem, um reconhecimento da pessoa, do amigo, do profissional da educação. Uma pessoa à frente do seu tempo, que, conforme lembrou Maria Helena, em 1997, criou a primeira revista científica de Letras do interior de Goiás. "Braz merece essa homenagem pela pessoa que ele é, que nos permitiu termos a universidade que temos hoje, fundamental como professor, como gestor, como pesquisador, responsável por construir uma perspectiva de educação na cidade", ressaltou a professora.

Ser escritor, para Braz, não significa a imposição de uma ideia própria. "O que passamos é uma visão que se tem do mudo, para ser colocada em debate, é trabalhar com a significação", disse o professor em sua fala. Ele lembrou, ainda, a história da atual UFCAT, ainda campus avançado da Universidade Federal de Goiás (UFG), na década de 1980, com apenas dois cursos de graduação e ressaltou a expansão da estrutura e do quantitativo de cursos, de servidores e de estudantes. O livro de análise literária "Um homem e(m) suas palavras", que discute a obra do professor Braz é editado pela Editora Letras do Cerrado, que é vinculada à UFCAT.

lançamento livro Braz
Público acompanha o lançamento do livro "Um homem e(m) suas palavras"

Mesa de homenagem do Braz
Da esquerda para direita: Professora maria Helena de Paula; professor Braz José Coelho; professor Emerson Gervásio