Capa Pedra Fundamental Predio da Saude

Lançada pedra fundamental de prédio da saúde: obra começa em agosto

Por Fabio Gaio. Em 03/07/22 22:14. Atualizada em 05/07/22 16:49.

Evento reuniu comunidade acadêmica, sociedade e autoridades políticas. Prédio deverá ser concluído em 24 meses

"Um dia histórico para a região sudeste de Goiás. Um projeto que une pessoas, lutas, conquistas. Um sonho realizado, feito por pessoas e para pessoas". Essas foram algumas palavras, proferidas por autoridades presentes na cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Bloco B, no câmpus II da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Conhecido como Prédio da Saúde, a obra terá, quando finalizada, 2.374 metros quadrados e dois pavimentos, destinados aos cursos da área de saúde. O local abrigará laboratório de técnicas operatórias, laboratório de habilidades medicas, miniauditório com 100 lugares, salas de tutoria, laboratório multidisciplinar, sala de professores, salas de coordenação, secretarias, cantina, fotocopiadora, banheiros e ambulatório. 

O recurso para a obra, que já se encontra licitada e será iniciada em agosto, é fruto de atuação política do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), que destinou 3 milhões de reais em emendas de bancada para a construção. Outros 9 milhões de reais, também fruto da articulação do parlamentar junto ao Ministério da Educação, são compostos por recursos extraorçamentários do governo federal. O senador, em sua fala, lembrou o histórico de trabalho e empenho da reitoria da UFCAT. "Há pouco estivemos aqui e participei da inauguração da moradia universitária. Essa obra lançada hoje, teve um projeto consistente, na hora certa", disse Vanderlan. O parlamentar recebeu de presente dos estudantes de medicina um boné, alusivo ao curso.

Perspectiva predio da saude
Perspectiva do prédio da saúde em maquete digital

 

O secretário municipal de educação de Catalão, Leonardo Santa Cecília, que representou o prefeito municipal de Catalão, Adib Elias, ressaltou que a construção do prédio representa um passo definitivo para a consolidação dos cursos da área de saúde. O ex-prefeito de Catalão, doutor honoris causa e doador da área do campus II, Haley Margon Vaz, se emocionou ao lembrar que sonhou por anos com a autonomia do antigo câmpus da Universidade Federal de Goiás e posteriormente com a nomeação da reitoria e a criação do curso de medicina. Prefeito à época da criação da unidade, Haley ressaltou que muitos participaram desse projeto e agora ele espera ver, em breve, o prédio inaugurado e em pleno funcionamento.

A reitora da UFCAT, Roselma Lucchese, iniciou sua fala pedindo que os presentes aplaudissem os estudantes presentes na cerimônia. "Pensando no bem que é uma universidade pública, para as pessoas, para os estudantes, assumimos esse desafio", disse. Roselma lembrou o apoio recebido da prefeitura e da câmara municipal e do ex-prefeito Haley Margon. Ela traçou o histórico de idas à Brasília e destacou o empenho do senador Vanderlan. "Ele compreendeu que havia um grupo que precisava de ajuda e tem sido parceiro das seis novas universidades federais criadas nos últimos anos", concluiu a reitora. 

Materia Pedra Fundamental Saude
Senador Vanderlan recebe boné de estudantes do curso de medicina da UFCAT

Confira AQUI a cobertura fotográfica do evento

Categorias: Notícias medicina