Capa Tenda Orgulho LGBTQIA+

Dia do orgulho LGBTQIA+: diversidade, orgulho e combate ao preconceito

Por Fabio Gaio. Em 28/06/22 11:53. Atualizada em 01/08/22 10:29.

Evento promovido nesta terça-feira, 28 de junho, celebra luta, resistência e direito de ser quem é

Com o objetivo de conscientizar a comunidade universitária sobre a importância do combate à homofobia para a construção de uma sociedade livre de preconceitos e igualitária, a Comissão Permanente de Ações de Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual, Preconceito e Discriminação e a Secretaria de Ações Afirmativas (Seaf) da Universidade Federal de Catalão (UFCAT) promoveram nesta terça-feira, 28, Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, uma extensa programação. Na tenda montada ao lado da cantina, no Campus I, exposições, adesivaço, performances, foram as principais atrações. No auditório professora Sirlene Duarte o Cine Clube exibiu a História do Movimento LGBT no Brasil. No estacionamento em frente o Bloco E, uma oficina de cartazes, seguida de uma marcha, alertou para o combate ao preconceito e a intolerância. A programação foi encerrada à noite, no auditório Paulo de Bastos Perillo, com a mesa redonda Resistir, Existir e se Orgulhar, que foi seguida da apresentação de drag queens.

Ao mesmo tempo em que fez alusão ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, o evento divulga também a existência e a atuação da Comissão Permanente de Ações de Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual, Preconceito e Discriminação e da Secretaria de Ações Afirmativas (Seaf). A Secretaria foi criada em 2021 e tem a missão de contribuir com a construção de uma universidade mais justa, equitativa e acolhedora para todas, todos e todes que nela queiram estar. Coordenada pela professora Eliane Aparecida Justino, a Seaf é composta por duas coordenações: Coordenação de Relações Étnico-Raciais e Coordenação e Gênero e Diversidade. A Secretaria funciona no prédio do Centro Administrativo, na Sala 112. O contato com o órgão pode ser feito pelo e-mail seaf@ufcat.edu.br ou pelo telefone (64) 3441-7610.

Para a presidente da Comissão Permanente de Ações de Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual, Preconceito e Discriminação da UFCAT, Karinne Régis Duarte, o evento foi importante para a defesa dos direitos das pessoas LGBTQIA+, para o combate a LBTFobia e por uma universidade plural e diversa. "Foi bonito de se ver e marcar a existência e resistência desses corpos. Um dia que marca o respeito, a luta, o combate à discriminação e preconceito" conclui a professora.

Tenda Orgulho LGBTQIA+
Equipe da Seaf e comunidade universitária no Dia do orgulho LGBTQIA+