Premio Goiás Sustentável

Grupo de pesquisa da UFCAT recebe o prêmio Goiás Sustentável

Por Fabio Gaio. Em 13/06/22 15:06. Atualizada em 20/06/22 08:01.

Premiação é promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e reconhece ações voltadas à conservação do Cerrado 

O Programa de Conservação Mamíferos do Cerrado (PCMC), grupo de pesquisa vinculado à Universidade Federal de Catalão (UFCAT), conquistou no início de junho o Prêmio Goiás Sustentável. A honraria, concedida pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (SEMAD), reconhece, premia e divulga práticas que contribuam para o desenvolvimento sustentável e a educação ambiental e melhoria da qualidade de vida da população de Goiás.

O grupo de pesquisa criado em 2009, coordenado pelos professores Frederico Gemesio Lemos e Fernanda Cavalcanti de Azevedo, tem o objetivo de agregar esforços de Biólogos, Veterinários e Educadores que levantam informações e estudam aspectos ecológicos e de conservação da fauna de mamíferos silvestres que ocorrem no Bioma Cerrado. O PCMC atua na conservação de canídeos como a raposa-do-campo, o lobo-guará e o cachorro-do-mato, e também felídeos como a onça-parda, estudando não somente seus hábitos e comportamentos, mas também suas relações com a paisagem e as interações oriundas pela convivência com seres humanos, tendo como ambiente de estudo áreas modificadas por nossas ações. Vale ressaltar que a raposa-do-campo, ou raposinha, é uma espécie de ocorrência exclusivamente nacional e restrita ao Cerrado, sendo que na atualidade a UFCAT é a única instituição brasileira a manter um programa de pesquisa em longo prazo com a espécie.

Para Frederico, a conquista do prêmio é extremamente gratificante e motivo de muita alegria. "Não há nada mais gratificante para nós, pesquisadores conservacionistas, do que ver nossos resultados científicos sendo reconhecidos e aplicados pelos órgãos gestores", afirma o professor. Para ele, a parceria com a SEMAD, por meio do Parque Estadual da Mata Atlântica e do Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, tem gerado bons frutos em prol do meio ambiente e da conservação das espécies do Cerrado. O Programa de Conservação de Mamíferos do Cerrado conta com a parceria do Projeto ConserVamos Cerrado (UFCAT), Fundação Zoológico de São Paulo, Fazenda Pontal e Furnas Energia, entre outras instituições de pesquisa.

 

Frederico recebe o prêmio Goiás Sustentável
Professor Frederico recebe o prêmio Goiás Sustentável

Categorias: Notícias Noticias cerrado