
Reitoria da UFCAT manifesta contra os trotes
Objetivo é pedir a conscientização da comunidade universitária de que trote não é recepção e de que podem haver sanções à essa prática. Leia a nota na íntegra!
Nesta semana de recepção aos estudantes calouros e veteranos para a retomada do ensino presencial na Universidade Federal de Catalão (UFCAT), após mais de 2 (dois) anos de atividades de ensino remotas em virtude das restrições da pandemia da COVID-19, a Reitoria vem a público manifestar, por meio desta nota, o repúdio aos trotes aplicados como forma de "recepcionar" os novos ingressantes em seus cursos.
A UFCAT condena veementemente este tipo de ato, que, inclusive, é proibido pela Resolução 002/96, regramento de nossa instituição tutora e que segue em vigência em nosso âmbito, prevendo penas disciplinares como advertência, repreensão, suspensão e até desligamento.
Dessa forma, a Reitoria salienta que há inúmeras formas de dar boas-vindas e interagir com os calouros, não sendo o trote uma dessas. Pedimos, portanto, a conscientização de nossa comunidade universitária para que recebam os novos colegas de estudos de forma realmente acolhedora, divertida e empática, uma vez que, não se espera deste momento de ingresso passar por situações de preconceito, humilhação e/ou constrangimento.
Fonte: Reitoria - UFCAT