
SEINFRA realiza limpeza do filtro dos aparelhos de ar condicionado no Bloco Administrativo
Medida foi realizada para que, a partir da liberação do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE-nCoV - UFCAT), esses estejam preparados e possam ser religados. Saiba mais!
A pandemia da Covid-19 trouxe consigo desafios para toda a sociedade, causou impactos para as políticas públicas e muitas incertezas em relação aos desdobramentos das políticas de saúde. Na educação, o efeito tempestivo da suspensão das aulas e algumas atividades administrativas, fez com que servidores, professores e alunos tivessem que se ajustar rapidamente às novas formas de trabalhar, ensinar e aprender.
Agora, tanto no Brasil quanto em diferentes países, há um movimento de retomada das atividades presenciais, justificado pela importância da educação superior para o desenvolvimento intelectual, social e emocional dos envolvidos. Nesse sentido, é necessário preparar a comunidade universitária para novas práticas a partir das perspectivas científicas sobre os cuidados de prevenção, promoção e reabilitação em saúde.
Com o retorno presencial, foi executado, inicialmente, em todo bloco administrativo a limpeza rotineira do filtros de todos os aparelhos de ar condicionado, para que a partir da liberação do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE-nCoV - UFCAT), esses estejam preparados e possam ser religados.

Responsável por remover os detritos do aparelho, o filtro do ar-condicionado é um dos componentes mais relevantes para o bom funcionamento do sistema de refrigeração, sendo extremamente importante termos alguns cuidados específicos, principalmente quanto a limpeza que influencia diretamente a questão da eficiência energética, além de garantir a proteção de todos os componentes internos e longevidade do aparelho.
No atual cenário de retorno presencial pós COVID, a prevenção de doenças respiratórias é de suma importância na promoção de um ambiente mais seguro para os servidores, assim a limpeza garante que o aparelho filtre mais detritos do ar, garantindo um ar mais puro, evitando a propagação de ácaros, bactérias e fungos e por consequência impedindo doenças alérgicas e respiratórias, além de garantir o conforto térmico do ambiente.
Mesmo com a ação executada, ressaltamos que conforme o último Manual de Biossegurança da UFCAT de 2020, o funcionamento dos aparelhos ainda estão proibidos. Portanto, caso possível, orientamos a priorizar os ambientes mais abertos e arejados, com uma ventilação natural. Além, é claro, de respeitarmos o distanciamento mínimo.
Fonte: SEINFRA - UFCAT
Categorias: Notícias manutenção Seinfra Ufcat