Grupo de Trabalho discute ações afirmativas para a UFCAT

Grupo de Trabalho discute ações afirmativas para a UFCAT

Por Welliton Alves. Em 02/02/22 09:39. Atualizada em 02/02/22 16:14.
Objetivo é conhecer experiências externas e internas, perfil dos estudantes da UFCAT, pesquisas sobre a temática e histórico da instituição, para sistematizar uma proposta de ações afirmativas para a Universidade. Confira!

 

A Secretaria de Ações Afirmativas (SEAF), órgão ligado à reitoria da UFCAT, constituiu um Grupo de Trabalho para discutir políticas de ações afirmativas para a universidade. Para compor o grupo foram convidados grupos de pesquisa e órgãos da instituição que vem trabalhando com a temática das ações afirmativas, como a Comissão Permanente de Heteroidentificação (COMPAD), o Núcleo de Acessibilidade e a Comissão Permanente de Ações de Enfrentamento de Assédio Moral, Sexual, Preconceito e Discriminação. Também integram o Grupo de Trabalho estudantes de graduação e pós-graduação.

De acordo com a diretoria da SEAF, professora Maria Zenaide Alves, é importante que a política de ações afirmativas da UFCAT tenha na sua concepção as contribuições de quem vem pesquisando sobre essa temática, de quem vem aplicando essas políticas na instituição como também dos estudantes, que são os sujeitos beneficiados de tais políticas.

A metodologia de trabalho do GT está organizada em diferentes etapas que visam conhecer experiências externas e internas de ações afirmativas, perfil dos estudantes da UFCAT, pesquisas já desenvolvidas sobre a temática e histórico da instituição. Com isso o GT pretende apresentar uma proposta balizada por experiências e ações prévias, pelo perfil dos nossos estudantes, mas também por demandas da nossa comunidade. Isso justifica a necessidade desses estudos que antecedem a discussão e sistematização de uma proposta de ações afirmativas para a UFCAT.

 

Grupo de Trabalho discute ações afirmativas para a UFCAT
Grupo de trabalho, em reunião online, para discussões sobre políticas afirmativas para a UFCAT (Foto: Divulgação)

 

Até o momento foi feito um levantamento de algumas políticas de ações afirmativas em diferentes instituições de ensino superior no Brasil, seguido de um estudo do perfil dos estudantes cotistas da UFCAT, ingressantes a partir de 2018. Nas próximas semanas o GT contará com a participação do professor Braz José Coelho, no dia 07 de fevereiro, que apresentará um breve histórico da UFCAT e no dia 14 de fevereiro o grupo fará a apresentação do levantamento que está sendo feito de pesquisas já realizadas na UFCAT em nível de graduação, mestrado, doutorado sobre a temáticas das ações afirmativas.

As reuniões do GT acontecem sempre às segundas-feiras, das 9h às 11h. Quem tiver interesse em participar pode enviar e-mail para seaf@ufcat.edu.br solicitando link de acesso. A previsão é que o GT conclua os trabalhos em março de 2022.

 

Fonte: SEAF - UFCAT

Categorias: Notícias Ações afirmativas SEAF Ufcat