UFCAT inaugura Moradia Universitária e Usina Fotovoltaica com presença do Ministro da Educação

UFCAT inaugura Moradia Universitária do Cerrado e Usina Fotovoltaica

Por Welliton Alves. Em 22/11/21 17:06. Atualizada em 10/12/21 10:32.
Com a presença do Ministro de Estado da Educação, UFCAT inaugurou Moradia Universitária com capacidade para abrigar 128 estudantes e Usina Fotovoltaica que contribuirá com uma economia de cerca de quase 50% na conta de energia. Confira!

 

Fotos: CCS/UFCAT

 

Foi na manhã deste dia 22 de novembro de 2021 que a Universidade Federal de Catalão (UFCAT) inaugurou e entregou à sua comunidade universitária mais um equipamento social, para suporte à permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade na Universidade. 

Em um evento organizado de forma híbrida, respeitando os protocolos de biossegurança em virtude da pandemia da COVID-19, a Reitoria da UFCAT reuniu autoridades políticas e representação estudantil para um momento festivo e de muita comemoração na inauguração da Moradia Universitária do Cerrado, nome dado à casa que acomodará os estudantes da instituição a serem beneficiados pelo equipamento. Na oportunidade, também foi inaugurada a Usina de Energia Fotovoltaica da UFCAT, complexo de produção de energia limpa que representa o ingresso da Universidade na produção sustentável de energia e que proporcionará uma economia de quase 50% no valor da conta de energia paga pela Universidade.

 

 

 

Na composição da mesa diretiva deste ato estiveram a Reitora Pro Tempore da UFCAT, Roselma Lucchese, o Ministro de Estado da Educação, Milton Ribeiro, o Senador da República, Vanderlan Cardoso, o Deputado Federal pelo Estado de Goiás, José Nelto, o Prefeito Municipal de Catalão, Adib Elias Junior, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Jair Humberto e a representante do Diretório Central de Estudantes, Pâmela Catarine.

 

UFCAT inaugura Moradia Universitária e Usina Fotovoltaica com presença do Ministro da Educação
Da esquerda para a direita: Vereador Jair Humberto, Senador Vanderlan Cardoso,
Reitora Roselma Lucchese e o Ministro da Educação Milton Ribeiro.

 

Estiveram presentes prestigiando este ato o Secretario de Ensino Superior, Wagner Vilas Boas, o Reitor da Universidade Federal do Agreste do Pernambuco (UFAPE), Prof. Airon Aparecido Silva de Melo, o Reitor da Universidade Federal de Jataí (UFJ), Prof. Américo Nunes da Silveira Neto, o Reitor da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Prof. Ayrton Sieben, o representante da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Prof. Heinsten Frederich e o Diretor Geral do Instituto Federal Goiano - Campus Catalão (IFGoiano), Emerson do Nascimento, além de outras representações de órgãos locais e de categorias da UFCAT. Para a reitora da UFCAT, Prof. Roselma Lucchese, “A vinda de autoridades políticas importantes no contexto nacional engrandece o evento. Além disso, a presença de colegas reitores e assessores das supernovas UFJ, UFAPE, UFNT e UFR é vista com muito orgulho pela reitoria, uma vez que partilhamos muitas das lutas para consolidação de novas Universidades Públicas no Brasil”.

Após a composição da mesa e execução do hino nacional brasileiro, foi feito o tradicional ato de descerramento das placas, marcando então a inauguração destes dois importantes projetos recentes da UFCAT. Ao final, a Reitora Roselma e as autoridades políticas foram conferir de perto dois apartamentos já mobiliados e que serão o padrão desta moradia universitária, cujo valor investido foi de cerca de 6,2 milhões de reais até o momento e atenderá, inicialmente, 128 estudantes.

 

UFCAT inaugura Moradia Universitária e Usina Fotovoltaica com presença do Ministro da Educação
Mesa diretiva descerrando a placa de inauguração da Moradia Universitária do Cerrado

 

A Reitora da UFCAT, em algumas palavras, resumiu essas duas conquistas grandiosas para a comunidade universitária, que demandaram enorme esforço de todos os envolvidos e envolvidas. "Hoje é um dia de celebração e de sensação de dever cumprido! A  Moradia Universitária do Cerrado (MUC) era um desejo de décadas de nossa comunidade universitária e se tornou um desafio assumido pela nossa gestão em 2018. A obra se iniciou com 1/6 do orçamento necessário e isso demandou muito empenho e esforço desta gestão para conseguir o restante do recurso de capital. Agora, em 2021, entregamos este importante equipamento social, todo mobiliado para dar abrigo a 128 alunos, fornecendo condições essenciais de segurança e bem estar para que o aluno possa concluir seu curso e realizar seus projetos de vida", falou Roselma sobre a Moradia Universitária.

Sobre a usina fotovoltaica, ela ressaltou as contribuições que tal estrutura trará. "A implantação da usina fotovoltaica, inaugurada hoje, também nos traz sensação de dever cumprido. Pois por meio dela, ampliamos nossa capacidade de produzir energia limpa, contribuindo para o meio ambiente e reduzindo nossos gastos".

Olhando para o futuro, Roselma finalizou comentando que "ao cumprir tais metas, vislumbramos também mais objetivos a serem realizados. Este dia também marca o avanço em construir parcerias com os parlamentares, Senador Vanderlan e Deputado Federal José Nelto, além do Ministro da Educação, Milton Ribeiro, Prefeito de Catalão, Adib Elias e Presidente da Câmara, Jair Humberto. Estas parcerias nos permitem olhar para futuras metas, como a construção do prédio da saúde para atender o curso de Medicina e demais cursos de Ciências da Saúde e, ampliação de estruturas da assistência estudantil. Seguiremos trabalhando em prol da consolidação da Universidade Federal de Catalão".

Para conferir na íntegra o evento de inauguração e os discursos das autoridades, acesse a transmissão feita no canal da UFCAT no YouTube ou na página da UFCAT no Facebook.

 

Confira aqui o registro fotográfico completo do evento.

 

Fonte: CCS - UFCAT

Categorias: Notícias Inauguração Moradia Universitária Usina Fotovoltaica Ufcat MEC