
Secretaria de Ações Afirmativas da UFCAT é anunciada em atividade do Novembro Negro
Criação desta Secretaria marca a institucionalização das ações afirmativas na UFCAT. Saiba mais!
O último dia 12 de novembro de 2021 marcou a história da Universidade Federal de Catalão (UFCAT).
Nesta data, às 19h, a Reitoria pro tempore da instituição, dentro de uma das atividades virtuais do evento "Novembro Negro: Construindo uma Universidade antirracista", anunciou a criação da Secretaria de Ações Afirmativas, que será conduzida pela Prof.ª Maria Zenaide Alves (FaE/UFCAT).
A Reitora pro tempore, Prof.ª Roselma Lucchese, fez o anúncio intensificando o discurso de que a comunidade universitária demandava a criação de um órgão para fazer esse papel de combate aos preconceitos étnicos-raciais e de gênero, de pensar e debater políticas afirmativas a fim de fazer da instituição um espaço cada vez mais plural, diverso e inclusivo. Dada a importância de tal Secretaria, Roselma tratou a criação dela como um presente. "É um presente para a Universidade Federal de Catalão. Não é só um trabalho, um esforço conjunto de professores, técnicos e Reitoria. É um presente para nossa universidade. De fato, um dia comemorativo", expressou a Reitora.
Prof.ª Maria Zenaide tratou a criação da Secretaria como uma conquista para a comunidade universitária, além de representar o compromisso da UFCAT com a construção de uma universidade mais justa. "Estou ciente da complexidade que envolve o trabalho dessa Secretaria e dos desafios que nos aguardam, mas ao aceitar enfrentar esses desafios, o fiz com a certeza de que não estamos partindo do zero. Pois o que celebramos hoje é resultado de lutas anteriores, que antecedem a própria criação da UFCAT", declarou. Em uma fala emocionante e esperançosa, Maria Zenaide ainda reforçou que a Universidade precisa ser para todos e todas que nela queiram estar e deve combater toda e qualquer forma de exclusão e marginalização.

Na composição da Secretaria de Ações Afirmativas estarão a Coordenação de Diversidade e Gênero e a Coordenação de Políticas Étnico-raciais. Estas pastas serão coordenadas, respectivamente, pelas professoras Tatiana Machiavelli (IBiotec/UFCAT) e Luzia Marcia Resende Silva (INHCS/UFCAT), que também foram apresentadas à comunidade no evento.
A próxima inserção da Secretaria junto à comunidade já acontece no próximo sábado, 20 de novembro, quando as professoras Maria Zenaide e Tatiana Machiavelli farão uma participação na Rádio Cultura FM, às 09h, falando do Dia da Consciência Negra e da Secretaria recém-criada.
A íntegra do anúncio de criação da Secretaria de Ações Afirmativas pode ser acompanhada no canal do grupo "Dialogus - Estudos Interdisciplinares" no YouTube, acessando o seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=C10UbLDjdkY.
Fonte: CCS - UFCAT
Categorias: Notícias Ações afirmativas secretaria Anúncio Novembro Negro Ufcat