UFCAT realizará cerimônias de colação de grau virtual

Por Bruno Oliveira_adm. Em 30/09/21 12:10. Atualizada em 05/10/21 14:54.

Se você já colou grau por ato administrativo, venha participar conosco.

Em virtude das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, que se arrasta em nosso país desde o ano de 2020, serão realizadas cerimônias de colação de grau simbólica virtual para preencher a lacuna aberta pela inviabilidade de realização das cerimônias oficiais no modo presencial.

Estudantes que colaram grau por ato administrativo nos semestre 2019/02, PSE, 2020/01 e 2020/02 (previsto para o dia 19 de outubro), procure sua unidade acadêmica e manifeste interesse até dia 31/10/2021. Acompanhe o fluxo do processo aqui:

1. Cada turma de formando elege um representante. Este representante é responsável por levantar a lista de interessados e interessadas na realização desta cerimônia de colação de grau simbólica virtual. A lista precisará conter nome completo, curso, semestre de colação, telefone de contato e e-mail.
  2. De posse desta lista, os representantes de cada turma protocolam junto à direção de sua unidade acadêmica a lista de interessados até o dia 31 de outubro de 2021.
  3. A direção de cada Unidade Acadêmica encaminha à ASCOM a lista de interessados para solicitar a realização de cerimônia de colação de grau simbólica virtual.
  4. De posse desta lista, a Ascom organizará o evento simbólico virtual de acordo com o número de interessados, bem como disponibilidade de calendário da Reitoria e das Unidades Acadêmicas relacionadas.

As cerimônias remotas terão caráter simbólico, sendo a participação uma decisão pessoal de cada formando, o que não compromete o recebimento do diploma.

A colação de grau virtual e simbólica é um momento festivo e direcionado para os alunos que já colaram grau por ato administrativo. O graduado que desejar participar da colação simbólica virtual precisa ter finalizado este rito na Diretoria de Administração Acadêmica (DAA). Fique atento aos procedimentos do DAA para solicitação de colação por ato administrativo, datas, procedimentos e retirada de diploma.

Diplomas

Independente de participar ou não da cerimônia remota, de caráter simbólico, os diplomas estarão disponíveis para retirada por todos os formandos que colaram grau por ato administrativo a partir da data prevista pela Diretoria de Currículo, Avaliação e Diploma (DCAD).

Disponibilizamos também, respostas às perguntas frequentes:

Quem pode participar da colação de grau virtual e simbólica?

R: todos os alunos que colaram grau por ato administrativo nos semestres 2019/02, PSE, 2020/01 e 2020/02 (previsto para 19/10) e desejam participar deste momento festivo online.

O que é a outorga de grau por ato administrativo?

R: desde o início do período de pandemia, a Reitoria da Universidade Federal de Catalão tem adotado o procedimento de colação de grau por ato administrativo. Tal procedimento foi necessário devido às medidas de enfrentamento ao coronavírus, ao dispensar a presença física dos(as) estudantes nas cerimônias tradicionais, sendo realizado por portaria administrativa.

Se eu não participar, não recebo meu diploma?

R: A participação na colação de grau virtual e simbólica é uma decisão pessoal de cada formando, o que não compromete o recebimento do diploma.

Independente de participar ou não da cerimônia remota, de caráter simbólico, os diplomas estarão disponíveis para retirada por todos os formandos que colaram grau por ato administrativo a partir da data prevista pela Diretoria de Administração Acadêmica (DAA).

Como faço para me inscrever e poder participar?

R: Reúna os interessados de sua turma, eleja um representante e protocole na sua unidade acadêmica a lista de interessados até o dia 31 de outubro de 2021. Todos os interessados precisam já ter colado grau por ato administrativo. A lista precisará conter nome completo, curso, semestre de colação, telefone de contato e e-mail.

Quando as colações ocorrerão?

R: A data será definida com base na disponibilidade de agenda da Reitoria e Unidade Acadêmica. A data será comunicada via reunião com os representantes das turmas interessadas e divulgada via site e rede social.

As colações virtuais e simbólicas serão transmitidas onde?

R: Faremos a transmissão pelo canal oficial da UFCAT no youtube: https://www.youtube.com/channel/UCRWsbImEI7dMOy4tyRYIdXQ

Quando voltarmos ao presencial, poderei participar da colação no auditório?

R: Sim! Esperamos o retorno de condições de segurança e saúde pública para realização de eventos presenciais. Assim que tivemos condições sanitárias, as colações de grau oficial e presencial retornaram ao modelo tradicionalmente realizado.

A Ascom está disponível para dúvidas e esclarecimentos dos formandos e formandas pelo e-mail: ascom.cac@ufg.br. Questões relativas a outorga de grau por ato administrativo e retirada de certidão de colação, o contato é diretamente com a Diretoria de Administração Acadêmica (DAA), através do daa.prograd@ufcat.edu.br.

Fonte: ASCOM - UFCAT

Categorias: Colação de Grau Ufcat Notícias