
Técnica-administrativa da UFCAT recebe premiação por sua tese de doutorado
A Técnica de Laboratório, Guaraciara de Andrade Picanço teve sua tese de doutorado premiada pela Sociedade Brasileira de Parasitologia como a melhor tese defendida em 2020 na área de Helmintologia. Confira aqui!
Alcançar o título de doutor(a) na carreira já é uma conquista e tanto para um técnico ou uma técnica-administrativa em educação, imagine então alcançar esse título e ainda ter sua tese premiada como a melhor da área de pesquisa.
Essa é a experiência vivenciada pela técnica-administrativa em educação da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Guaraciara de Andrade Picanço, que teve sua tese de doutorado, na área de "Helmintologia", premiada pela Sociedade Brasileira de Parasitologia (SBP) no "I Prêmio da Sociedade Brasileira de Parasitologia de Dissertação e de Tese".
Guaraciara atua no cargo de Técnica de Laboratório – Área Saúde e está lotada na Unidade Acadêmica de Biotecnologia da UFCAT desde 2019, trabalhando no Departamento de Medicina. Ela possui como formação acadêmica a Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e agora é mestre e doutora em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro pela Universidade Federal de Goiás (UFG), tendo no doutorado um período sanduíche na Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM).
Premiação
O trabalho de Guaraciara concorreu na edição 2021 do “I Prêmio da Sociedade Brasileira de Parasitologia de Dissertação e de Tese”, sendo premiado como a melhor tese de doutorado (defendida em 2020) no eixo temático "Helmintologia".
O prêmio foi concedido pela SBP em cerimônia de premiação ocorrida no último dia 02 de setembro de 2021, de forma remota e foi transmitida na plataforma YouTube. A cerimônia pode ser assistida no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=nkRTke9isoY.
Sobre a premiação, a técnica-administrativa revelou que a alegria vai além do reconhecimento pelo seu trabalho. "O reconhecimento de um trabalho é sempre uma alegria, mas vai muito além disso. Esse trabalho foi desenvolvido na Universidade Federal de Goiás em parceria com a Universidad Nacional Autónoma de México, duas universidades públicas que desenvolvem pesquisa em prol do desenvolvimento social e da melhoria da qualidade de vida das pessoas. Esse reconhecimento abrange o trabalho das equipes de professores, técnicos e alunos dessas instituições e mostra a importância do serviço público para a sociedade como um todo", expressou ela.
O trabalho premiado
“Novas perspectivas para o tratamento da cisticercose experimental: o efeito da combinação de fármacos anti-helmínticos e de compostos derivados benzimidazólicos no metabolismo do parasito” é o título da tese premiada de Guaraciara.
Segundo ela, o trabalho aborda o tratamento da cisticercose, uma doença tropical negligenciada, que afeta cerca de 50 milhões de pessoas nos países endêmicos, e que tem poucas alternativas medicamentosas para o tratamento. "Neste trabalho nós testamos fármacos que já estão no mercado e outros que estão sendo desenvolvidos no metabolismo do parasito, ou seja, avaliamos de que forma os fármacos anti-helmínticos afetam o metabolismo energético do parasito", explicou a recém-doutora.
O trabalho completo dela e os outros que foram vencedores do prêmio podem ser acessados no site da SBP em: https://www.parasitologia.org.br/.
Agora, com mais está qualificação no currículo, Guaraciara espera contribuir ainda mais em sua área de atuação na UFCAT, aplicando novos conhecimentos e agregando novas experiências. "Uma das atribuições do técnico de laboratório é assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Essa qualificação torna-se então importante para realização dessas atividades, bem como contribui para a qualidade do serviço prestado pela UFCAT na formação de profissionais e à comunidade catalana", finalizou.
Fonte: Ascom - UFCAT
Categorias: Notícias Premiação Técnica-administrativa Doutorado Ufcat