Funcionários terceirizados recebem carteira para usufruir dos serviços da Biblioteca da UFCAT

Funcionários terceirizados recebem carteira para usufruir dos serviços da Biblioteca da UFCAT

Por Welliton Alves. Em 27/08/21 16:59. Atualizada em 27/08/21 16:59.
Entrega foi feita pela Reitora da UFCAT e representou atendimento de uma demanda histórica da categoria, representando uma maior integração destes à comunidade universitária. Saiba como foi!

 

Na manhã desta sexta-feira, 27 de agosto, alguns funcionários terceirizados e algumas funcionárias terceirizadas da UFCAT protagonizaram a concretização de uma demanda histórica da categoria: o acesso igualitário aos serviços e recursos oferecidos pela Biblioteca da UFCAT à comunidade universitária.

Num esforço conjunto entre a Reitoria, a Assessoria para Assuntos Estratégicos e Institucionais (AAEI), que hoje é responsável pela gestão e fiscalização dos contratos dos funcionários terceirizados, e a Coordenação da Biblioteca foi possível atender tal reinvindicação e integrar a referida categoria na lista de usuários aptos a utilizarem os recursos do acervo bibliográfico e de laboratórios de informática mantidos pela Biblioteca.

Dessa forma, em um momento rápido no subsolo do prédio da Biblioteca, com a presença da Reitora Pro Tempore da UFCAT, Prof.ª Roselma Lucchese, do Assessor de Assuntos Estratégicos e Institucionais, Sérgio Idalino e do Coordenador da Biblioteca, Márcio Luiz Fernandes Barbosa foram entregues as carteiras dos terceirizados e terceirizadas que já se encontram aptos, após treinamentos, para usufruir do acesso ao acervo de mais de 70 mil livros e ainda aos periódicos e laboratórios, que voltarão a funcionar plenamente após a pandemia.

 

Funcionários terceirizados recebem carteira para usufruir dos serviços da Biblioteca da UFCAT
Servidores estiverem presentes na entrega das carteiras da biblioteca aos terceirizados e terceirizadas

 

A AAEI, que tem atuado de forma a integrar e cuidar de forma humanizada dos funcionários terceirizados na instituição ressaltou o significado de tal ação. "A AAEI foi criada pela Reitoria para cuidar da gestão dos contratos com um olhar diferenciado, buscando integrar os funcionários terceirizados à Universidade da melhor forma possível. O acesso a biblioteca é apenas uma das ações que se pretende fazer em busca do melhor acolhimento destes profissionais, que são muito importantes para o desenvolvimento da nossa UFCAT. É preciso destacar o pronto atendimento da direção e equipe da biblioteca em viabilizar o atendimento dessa demanda", disse Idalino. Ele ainda reforçou que a AAEI está aberta a sugestões da comunidade universitária para a promoção de mais ações voltadas para esses funcionários e funcionárias.

Da parte da Biblioteca, sua Coordenação tem trabalhado para desburocratizar o acesso de toda comunidade aos recursos que o setor tem à disposição. Com autonomia para elaborar as diretrizes próprias da Biblioteca da UFCAT, o coordenador Márcio contou como foi essa primeira etapa para viabilizar o atendimento de tal demanda dos terceirizados e terceirizadas. "Trabalhamos desde o início para viabilizar a ação, elaboramos um treinamento presencial (seguindo o protocolo de segurança) específico com os principais produtos e serviços oferecidos pela biblioteca, bem como as normas de uso. Estamos trabalhando na redação do regimento e estatuto da Biblioteca e do Sistema de Bibliotecas da UFCAT. Nestes serão definidos os perfis de usuários, em que estará previsto que os servidores terceirizados são usuários especiais da Biblioteca Universitária e do Sistema de Bibliotecas da UFCAT (SIBI/UFCAT)", contou Márcio.

A Reitora Pro Tempore da UFCAT, Prof.ª Roselma Lucchese elogiou os envolvidos na ação e também aproveitou a oportunidade para reforçar aos presentes a valiosa contribuição da categoria para o funcionamento da instituição. "Queremos um olhar diferenciado para o terceiro. Queremos uma pessoa à frente deles que se importe com eles. Esse é um primeiro passo e ficamos muito felizes com isso, considerando todos como membros da comunidade universitária e com direitos iguais de uso dos espaços e recursos da instituição. A mão de obra, o trabalho, o esforço e dedicação de vocês nos valem muito e somos gratos por todos e todas que estão aqui diariamente trabalhando conosco, construindo essa universidade, mesmo com tantas dificuldades, mas com muita garra", expressou Roselma aos presentes.

 

Funcionários terceirizados recebem carteira para usufruir dos serviços da Biblioteca da UFCAT
Sienio Vieira, vigilante, recebendo sua carteira da Biblioteca das mãos da Reitora Pro Tempore Prof.ª Roselma Lucchese

 

Um dos terceirizados que recebeu sua carteira da biblioteca e um dos mais antigos em anos de trabalho na UFCAT, Sienio Vieira, vigilante, expôs sua felicidade com a consideração da gestão para com o trabalho da categoria. "Acho de suma importância a forma como a Reitoria está tratando os terceiros, de forma igualitária com os efetivos. Isso é muito importante para nós terceirizados, nos deixa muito felizes e contentes de poder participar e fazer parte dessa Universidade", expôs ele.

Por fim, a Coordenação da Biblioteca informou que seguirá agendando treinamentos para que todos os terceirizados e terceirizadas interessados(as) possam ser contemplados(as). Inclusive, já está prevista uma data na próxima semana para a realização do treinamento para mais duas turmas.

 

Fonte: Ascom - UFCAT

Categorias: Notícias Terceirizados Biblioteca Ufcat