Servidor apresentou a certificação à reitoria da UFCAT

Servidor da UFCAT obtém certificação profissional na área de Tecnologia da Informação

Por Welliton Alves. Em 05/07/21 15:21. Atualizada em 06/07/21 19:41.
Qualificação voltada para a área de conhecimento do servidor permitirá que ele colabore com a evolução da inovação tecnológica na UFCAT. Saiba mais!

 

O servidor técnico-administrativo em educação da UFCAT, Jean Tomáz da Silva, cargo de Técnico em Tecnologia da Informação, alcançou uma importante qualificação na área de conhecimento de sua formação ao obter a Certificação LPIC-3 Enterprise Mixed Environment.

A Certificação LPIC-3 Enterprise Mixed Environment, que envolve a administração de sistemas Linux em um ambiente misto seja no setor privado ou público, foi criada pela Linux Professional Institute (LPI) para profissionais Linux de nível avançado e corresponde ao nível mais alto de certificação Linux profissional e de distribuição neutra no setor.

O exame de certificação ocorreu no dia 14 de maio de 2021 em um centro autorizado de testes da Pearson Vue, localizado na cidade de Uberlândia-MG. O instituto, que elabora e aplica exames para certificações profissionais, o faz para administradores e desenvolvedores de sistema de todos os países.

 

Certificação obtida pelo servidor Jean Tómaz da Silva
Certificação obtida pelo servidor Jean Tomáz da Silva (Fonte: Acervo pessoal)

 

Jean relata que essa conquista é grandiosa e valiosa em relação à qualificação e desenvolvimento de suas habilidades. Segundo ele, as habilidades desenvolvidas com essa certificação são: diagnóstico, autenticação, planejamento de capacidade e integração de redes em sistemas.

A capacitação contínua dos servidores, tantos técnicos-administrativos em educação quanto docentes, é uma prerrogativa importante que a gestão da UFCAT defende. Mesmo não sendo uma capacitação prevista no plano de capacitação da instituição, o servidor contou com o apoio de sua chefia imediata para realização. "A UFCAT sempre deixou aberto estudos paralelos às atividades e a gestão do setor entendeu que, mesmo no momento que estive me aperfeiçoando não estando no setor de Tecnologia de Informação, seria imprescindível uma qualificação voltada mais para minha área de conhecimento", ressalta Jean.

 

Servidor apresentou a certificação à reitoria da UFCAT
O servidor apresentou a certificação obtida à reitoria da UFCAT (Fonte: Acervo pessoal)

 

Em relação à capacitação contínua e aquisição de novos conhecimentos por parte de servidores públicos, Jean pontua que através dessa iniciativa é que se qualifica o serviço entregue ao público. "É fundamental que a capacitação seja considerada para o desenvolvimento de novas habilidades e melhoria das atuais atividades exercidas pelo servidor público. Tais habilidades e melhorias são importantes para elevar o nível de qualidade do serviço prestado no setor", expressa ele.

Por fim, agora certificado neste mais alto nível de administração de sistemas Linux, o servidor Técnico em Tecnologia da Informação espera ter a possibilidade e a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na área para colaborar com a evolução da inovação tecnológica na UFCAT.

 

Fonte: Ascom - UFCAT

Categorias: Notícias capacitação Servidor Tecnologia da Informação Ufcat