Artigo sobre a origem dos marsupiais é publicado em revista internacional de evolução dos mamíferos

Artigo sobre a origem dos marsupiais é publicado em revista internacional de evolução dos mamíferos

Por Welliton Alves. Em 01/07/21 17:16. Atualizada em 01/07/21 17:16.
Trabalho de docente e egresso, ambos das Ciências Biológicas da UFCAT, propôs que a origem dos marsupiais tenha sido na Amazônia e foi publicado na revista Journal of Mammalian Evolution. Saiba mais!

 

No dia 23 de junho passado, a docente do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Prof.ª Dra. Mariela C. Castro, Coordenadora do Laboratório de Biologia Integrativa e Conservação (LABIC), juntamente do biólogo Murilo Jacob Dahur, bacharel em Ciências Biológicas pela UFCAT, atualmente técnico no Instituto Federal Goiano, campus Urutaí e do Dr. Gabriel S. Ferreira, pesquisador da Universidade de Tübingen, na Alemanha, tiveram um trabalho sobre a origem dos marsupiais da família Didelphidae (que são conhecidos popularmente como gambás, saruês ou mucuras) publicado na revista Journal of Mammalian Evolution.

Esta revista é um fórum internacional de pesquisadores de diferentes áreas que colaboram para o entendimento da evolução dos mamíferos, tais como paleontologia, ecologia, biologia molecular e biogeografia. O título original do trabalho publicado é "Amazonia as the Origin and Diversification Area of Didelphidae (Mammalia: Metatheria), and a Review of the Fossil Record of the Clade", em português, "Amazônia como área de origem e diversificação de Didelphidae (Mammalia: Metatheria), e uma revisão do registro fóssil do clado".

 

Artigo sobre a origem dos marsupiais é publicado em revista internacional de evolução dos mamíferos
Fonte: Divulgação

 

A pergunta central do artigo surgiu durante a elaboração do trabalho de conclusão de curso de Murilo, que foi o primeiro estagiário da Prof.ª Mariela na UFCAT, no ano de 2018. Mariela detalha a metodologia empregada no desenvolvimento deste trabalho. "O principal resultado foi propor que a origem dos marsupiais da família Didelphidae ocorreu na Amazônia, onde permaneceram por milhões de anos. Para chegar a esse resultado, o trabalho empregou métodos avançados de reconstrução biogeográfica, que também permitem estimar quando diferentes áreas (como os Andes e a Floresta Atlântica) foram ocupadas por esses mamíferos. Em seguida, contrastamos os resultados dessa análise aos registros fósseis conhecidos para a família, e aos principais eventos ambientais que ocorreram na América do Sul ao longo dos últimos 40 milhões de anos (como, por exemplo, o soerguimento dos Andes e os ciclos glaciais do Pleistoceno)", explica a docente.

Com a publicação desse artigo, o LABIC se destaca internacionalmente como um centro de estudo sobre a evolução de mamíferos e poderá contribuir com novos trabalhos sobre a temática a partir deste. "Ao final do artigo, propomos alguns futuros passos para entender ainda melhor a evolução espaço-temporal dos Didelphidae. Futuros estudantes de iniciação científica e pós-graduação poderão se aprofundar em diferentes aspectos desse tema, como biogeografia, morfologia funcional, macroecologia e paleontologia", ressalta Prof.ª Mariela.

Interessados e interessadas em consultar ou ler na íntegra a publicação podem acessar em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10914-021-09548-7

 

Fonte: Ascom - UFCAT

Categorias: Notícias Publicação Internacional Ciências Biológicas Ufcat