Docente da UFCAT apresenta resultados de seu projeto para o Programa Pesquisa para o SUS

Docente da UFCAT apresenta resultados de seu projeto para o Programa Pesquisa para o SUS

Por Welliton Alves. Em 25/06/21 12:36. Atualizada em 25/06/21 12:36.
Prof.ª Adriana Freitas Neves (Ibiotec/UFCAT) apresentou o relatório final de seu projeto “PCR e suas variações para detecção dos vírus da dengue e zika aplicada a estudos epidemiológicos”. Confira!

 

No dia 31 de maio de 2021, a docente da Unidade Acadêmica de Biotecnologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Prof.ª Adriana Freitas Neves apresentou o relatório final de seu projeto para o Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS).

O PPSUS é um programa que teve edição organizada a partir da parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) com o Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit) da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Secretaria de Estado da Saúde (SES).

As apresentações dos trabalhos aconteceram no Seminário de Avaliação Final do PPSUS, realizado durante dois dias, nos turnos da manhã e tarde, no formato virtual. Os pesquisadores apresentaram seus relatórios para uma banca de avaliadores vinculados à Fapeg, ao SUS e pesquisadores convidados.

 

Docente da UFCAT apresenta resultados de seu projeto para o Programa Pesquisa para o SUS
Prof.ª Adriana (segundo quadro da primeira fileira) em apresentação virtual de seu projeto para o PPSUS

 

O título do projeto apresentado pela Prof.ª Adriana foi “PCR e suas variações para detecção dos vírus da dengue e zika aplicada a estudos epidemiológicos”, que no âmbito da UFCAT está inserido no projeto de “Caracterização de aptâmeros ligantes a alvos celulares e moleculares”. Segundo ela, "o objetivo do projeto foi aprimorar técnicas moleculares incluindo a aplicação de aptâmeros com vistas ao fortalecimento da assistência à saúde pela vigilância laboratorial diagnóstica de dengue e zika, a partir da detecção do material genético do vírus causadores de tais doenças (DENV e ZIKV)".

À reportagem, Adriana detalhou que há contribuições neste seu trabalho que poderão se tornar contribuições de pesquisa para a sociedade em geral, em termos do diagnóstico rápido de casos de dengue e zika. "O aporte financeiro vinculado ao projeto vem contribuindo para a formação de recursos humanos na área de biologia molecular. Dentre os principais resultados apresentados, destaca-se o desenvolvimento da apta-RT-PCR, a qual demonstrou ser uma estratégia diagnóstica molecular mais rápida na detecção de DENV e ZIKV, cujo potencial de inovação biotecnológica pode ser melhor explorada, podendo, por exemplo, ser útil na prospecção futura de kits de detecção molecular", ressaltou a docente.

 

Fonte: Ascom - UFCAT

Categorias: Notícias Biologia molecular PPSUS pesquisa Ufcat