CEP-UFCAT recebe visita virtual da Conep: Primeiro momento

CEP-UFCAT recebe visita virtual da Conep

Por Welliton Alves. Em 01/06/21 12:26. Atualizada em 02/06/21 14:26.
Visita foi dividida em três momentos, envolvendo Coordenação e membros do CEP e a Reitoria da UFCAT, com os objetivos de valorizar os CEPs, harmonizar o administrativo e aperfeiçoar as análises éticas. Confira!

No último dia 27 de maio, ao longo da manhã e tarde, o Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Catalão (CEP-UFCAT) recebeu uma visita virtual da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). A visita virtual aconteceu via plataforma de Conferência Web da RNP e reuniu membros do CEP, da Conep e da Reitoria Pro Tempore da UFCAT ao longo de três momentos distintos.

Esta visita fez parte das fases do processo de qualificação de CEPs (Q-CEP) pela Conep e ocorreu de forma virtual respeitando o momento de pandemia vivido no Brasil. O bate-papo entre o CEP, recém aprovado como da UFCAT, e a Conep foi dividido em três momentos com os objetivos de valorizar os CEPs, harmonizar o administrativo e aperfeiçoar as análises éticas.

Primeiro momento

Da parte da Conep, se fizeram presentes nesta visita os consultores Francisco José Machado Viana e Giannina do Espírito-Santo. O primeiro encontro foi com a equipe do CEP da UFCAT, em que estiveram presentes a Coordenadora do CEP, Prof.ª Adriana Freitas Neves, a Vice-coordenadora, Prof.ª Magda Valéria, as secretárias, Írlei Souza Santos e Rayne Mesquita de Rezende, além das Representantes de Usuários, Elizângela Leandro Rosa, indicada pelo Conselho Municipal de Saúde e Mirella Moura de Assunção Coelho, indicada pela Associação Catalana de Equoterapia (ASCATE).

CEP-UFCAT recebe visita virtual da Conep: Primeiro momento
Primeiro momento envolveu a Coordenação do CEP e os consultores da Conep

Com estes, foram traçadas metas de atuação do CEP  tais como aquelas vinculadas ao seu papel educativo e consultivo. Neste sentido, foi solicitada à Coordenação a amplificação da divulgação dos módulos EAD da Conep, para serem cursados por membros do CEP, pesquisadores, participantes de pesquisa e comunidade acadêmica em geral, e da Cartilha dos Direitos do Participante de Pesquisa, respectivamente disponíveis em <https://edx.hospitalmoinhos.org.br/project/cep>  e <http://drive.google.com/file/d/1Wugz2p8-akiIN3Q1QnBD0f1nAJV1W-H5/view>.

Segundo momento

Em sequência, o segundo encontro envolveu a presença da Reitora Pro Tempore da UFCAT, Prof.ª Roselma Lucchese, que juntamente dos consultores da Conep e as Coordenadoras do CEP-UFCAT discutiram e propuseram metas para melhorar as condições de funcionamento do Comitê e a valorização de sua importância na instituição.

Roselma elogiou bastante o trabalho dos membros do CEP da UFCAT e exaltou o orgulho em relação ao feedback positivo da Conep. "A implantação do CEP da UFCAT, sobretudo em tempo bem curto quando comparado ao anterior (enquanto Regional da UFG), demonstrou a maturidade de nossos professores e servidores que estão à frente desse processo, e ao Consuni que desempenhou seu papel na apreciação e aprovação dos documentos institucionais. Melhor ainda foi ouvir dos representantes da Conep a avaliação positiva do funcionamento do CEP: parabéns pelo trabalho impecável, fiquei muito orgulhosa!", expressou ela.

CEP-UFCAT recebe visita virtual da Conep: Segundo momento
Visita da Conep também reservou um momento com a Reitoria Pro Tempore da UFCAT

Terceiro momento

Por fim, o último momento ocorreu entre a Conep, as coordenadoras e secretárias, representantes de usuários, juntamente com toda equipe de membros do Comitê: Prof.ª Carmen Lúcia Costa, Prof.ª Eliane Martins de Freitas, Prof. Fernando da Costa Barbosa, Prof.ª Ivânia Vera, Prof.ª Lana Ferreira de Lima, Prof. Luiz do Nascimento Carvalho, Prof. Marcos Napoleão Rabelo, Prof.ª Maria Helena de Paula, Prof.ª Maria Marta Lopes Flores, Prof.ª Núbia Rosa da Silva e Prof.ª Vanessa Regina Duarte Xavier.

CEP-UFCAT recebe visita virtual da Conep: Terceiro momento
Membros do CEP-UFCAT puderam tirar dúvidas e receber orientações no momento final da visita virtual

Nesse momento final, o bate-papo entre Conep e CEP propiciou a oportunidade de abordagem pelos membros da Comissão, para tirar dúvidas dos membros do CEP, além da apresentação a estes de metas elencadas para serem desenvolvidas a curto, médio e longo prazo.

A Conep também pontuou sobre a necessidade de que os membros do CEP se mantenham atualizados sobre as normas vigentes, realizando os módulos em EAD produzidos pelo Q-CEP e ofertados pelo Hospital Moinhos de Vento (parceiro). Além disso, receberam direcionamentos para uma melhor padronização das relatorias e construção dos pareceres.

Perspectivas

Segundo a Coordenadora do CEP-UFCAT, "este momento foi importante para o aprimoramento do CEP na universidade, no fortalecimento do Sistema CEP/Conep, na valorização do trabalho que está sendo desempenhado pelos seus membros e no desenvolvimento de ações melhores articuladas em seu papel educativo, deliberativo e consultivo sobre a ética em pesquisas com seres humanos".

Adriana ressaltou ainda que "o registro do perfil de CEP da UFCAT na Plataforma Brasil, a exemplo de outros setores, representará a transição institucional no trabalho dos membros, o que na prática não muda quanto ao que vem sendo feito desde sua organização como CEP da antiga Regional Catalão da Universidade Federal de Goiás".

Ela finalizou reforçando que o CEP-UFCAT manterá o seu compromisso na proteção dos direitos dos participantes da pesquisa, bem como está à disposição para o atendimento aos pesquisadores que necessitarem de auxílio do Comitê com a organização e submissão de seus protocolos de pesquisa.

Fonte: Ascom - UFCAT

Categorias: NOTÍCIAS Visita virtual da Conep CEP Ética em Pesquisa Ufcat