
UFCAT obtém credenciamento à rede ‘Universidade promotora de saúde’
Saiba mais aqui!
Dia 07 de abril é celebrado o dia Mundial da Saúde. Neste ano, a Organização Mundial de Saúde convida à reflexão sobre o papel vital do profissional de enfermagem no enfrentamento da pandemia de Covid-19. O dia Mundial da Saúde também celebra o papel fundamental de todos os profissionais, instituições e universidades que atuam conjuntamente para prover saúde e qualidade de vida para a humanidade.
Com relação ao Dia Mundial da Saúde, assista ao vídeo gravado pela Prof. Dr.ª Roselma Lucchese, Reitora Pro-tempore da Universidade Federal de Catalão:
ATUAÇÃO DA UFCAT NA PROMOÇÃO DE SAÚDE
A Universidade Federal de Catalão desenvolve diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas à promoção de saúde. Anualmente a Universidade oferta vagas em seus cursos de graduação e pós-graduação voltados à formação de profissionais qualificados na área de Saúde. “Numa visão integrativa e de saúde como bem-estar, formamos anualmente profissionais em áreas como Psicologia, Enfermagem e Educação Física. Mais recentemente, iniciamos também o curso de Medicina da UFCAT, com metodologia ativa e voltada à promoção da saúde e redução dos agravos crônicos à saúde na comunidade” ressalta a Professora Roselma Lucchese.
A universidade também possui diversos projetos de extensão, voltados ao atendimento da comunidade interna e externa. Por meio deles, são realizadas atividades de terapia, reiki, educação nutricional, esporte e lazer, além de saúde do trabalhador e atendimento psicológico gratuito, ressalta a Prof. Roselma.
Do ponto de vista de pesquisa e contribuição científica ao tema, há trabalhos voltados para qualidade de vida, pesquisas para prevenção do suicídio, além de trabalhos científicos para análise da saúde da população adulta e idosa.
ENTRADA NA REDE ‘UNIVERSIDADE PROMOTORA DE SAÚDE’
Recentemente a UFCAT fez solicitação de credenciamento na Rede Ibero-Americana das Universidade Promotoras de Saúde (RIUPS) e a Rede Brasileira das Universidade Promotoras de Saúde (REBRAUPS). Como forma de ampliar seu impacto e visibilidade, a UFCAT passará a integrar uma rede com Universidade brasileiras e internacionais que investem em Promoção da Saúde no nível institucional, local, regional e global.
Conforme aponta a Prof. Dr.ª Renata Evangelista, pesquisadora do tema e professora do curso de Enfermagem da UFCAT, a adesão da Universidade na rede “permitirá a análise dos seus próprios sistemas internos, processos, cultura organizacional e a sua influência na saúde e bem-estar individual e organizacional, a fim de introduzir melhorias nestes processos, em favor da saúde de toda a comunidade acadêmica e do ambiente”.
Como benefício da entrada na rede, a UFCAT poderá adotar um modelo institucional de cultura de promoção da saúde e de ambiente sustentável para trabalhar, viver e aprender, ressalta a Prof. Renata. A rede também permite a articulação de uma visão partilhada para a promoção da saúde respeitando a sua autonomia, integridade e individualidade.
A rede potencializa os trabalhos já realizados pela Universidade, contribuindo para implantação de políticas públicas saudáveis e incorporação da promoção da saúde nos planos estratégicos institucionais. No momento, a universidade está providenciando documentação junto à rede e deverá nomear uma uma comissão que atuará junto com o representante da rede no acompanhamento e desenvolvimento das ações, monitorização dos indicadores, avaliação e divulgação de experiências e boas práticas de promoção da saúde.
Acompanhe pelo site e redes sociais todas as atividades da UFCAT voltadas à promoção de saúde.
Fonte: ASCOM
Categorias: Notícias Dia Mundial da Saúde