
Projeto de extensão promove ações voltadas ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo
Projeto "Saúde Mental da Criança e do Adolescente" promoverá ações de extensão ao longo do mês de abril junto à comunidade autista de Catalão e região. Saiba mais!
O dia 02 de abril é, conforme instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Nesta data, o mundo para pra pensar e conscientizar cada vez mais a população a respeito do grande desafio que é lidar com o autismo, doença que não tem sua causa específica diagnosticada e ainda tem o tratamento sendo estudado.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que há 70 milhões de pessoas com autismo em todo o mundo, sendo 2 milhões somente no Brasil. Além disso, estudos apontam ocorrência cinco vezes maior em meninos.
Sensível à esta causa, o projeto de extensão “Saúde Mental da Criança e do Adolescente” do curso de Psicologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), orientado pela Profª Dr.ª Renata Wirthmann G. Ferreira, promoverá uma série de ações de extensão com foco na conscientização da população e aproximação da comunidade autista de Catalão e região. Neste ano de 2021, devido à pandemia da COVID-19, todas estas ações ocorrerão em formato online.
Encontro Azul e Abril Azul
A primeira ação do projeto será o evento chamado “Encontro Azul” (azul é a cor que simboliza o autismo, devido à prevalência do diagnóstico em meninos), junto ao grupo de pais e amigos dos autistas de Catalão e Região. Este evento acontecerá no dia 02 de abril e será um momento de reencontro e trocas de experiências, além de apresentações artísticas dos autistas e sorteio de presentes, recebidos em parceria com empresas privadas da cidade.
Há quase 10 anos o projeto tem apoiado a formação de uma Associação de Pais e Amigos de Pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Tal recomendação se sustenta na premissa de que nenhum profissional ou instituição poderia amparar toda batalha do autismo de modo eficaz. Para a formação e consolidação da Associação, o projeto ofereceu, ao longo de uma década, um espaço para debate, palestras de conscientização e esclarecimento sobre o autismo, oficinas e apoio nos eventos organizados pela associação, mas sempre com o objetivo de que a associação se tornasse completamente autônoma. Atualmente a associação ainda se encontra em processo de estruturação mas o grupo de pais e amigos de autistas de Catalão e região já conta com mais de 100 participantes, se comunicam por um grupo de WhatsApp, mantém perfis em redes sociais e tem promovido seus próprios eventos e articulações financeiras e políticas.
Como em 2020 não foi possível realizar este encontro, o projeto propôs promover o evento no formato online, como um modo de relembrar os eventos anuais desta data feitos antes da pandemia da COVID-19 e assim restaurar os laços da comunidade autista.
Para além deste encontro do próximo dia 02, o projeto promoverá um curso de capacitação chamado “Abril Azul”, em parceria com as Secretarias de Educação dos municípios de Catalão, Campo Alegre, Cristalina e Caldas Novas. O curso de capacitação nasce a partir de três grandes preocupações: o aumento no número de diagnósticos de autismo no mundo, a oferta desenfreada de tratamentos e, por consequência, a "comercialização" do autismo e a rotulação das pessoas que possuem o transtorno.
Dessa forma, o curso de capacitação buscará focar nessas frentes e tem entre seus objetivos propor um olhar modificado sobre o autismo, propor intervenções que não impõem padronização de comportamento às crianças autistas e acolher as dificuldades dos profissionais de educação no processo de cuidar e educar essas crianças. O curso acontecerá em três encontros online, totalizando uma carga horária de 60 horas. As datas serão estabelecidas em um acordo entre os integrantes do projeto da UFCAT e as Secretarias de Educação dos municípios supracitados.
Perspectivas
O "Encontro Azul" buscará uma aproximação afetiva entre os pais, os autistas, amigos e o projeto, numa perspectiva de ter justamente este espaço para troca de experiências e momentos lúdicos, com gincanas, sorteios de brindes e apresentações artísticas. "A perspectiva do Encontro Azul é algo mais afetivo, de encontro, de vínculo, de fazer laços, pra que esse grupo não se separe, não se perca, sobretudo durante a pandemia", diz a Coordenadora do projeto, Prof.ª Renata Wirthmann.
Já em relação ao curso de capacitação "Abril Azul", este será realmente voltado aos profissionais, sobretudo profissionais de educação. A abordagem será teórica e formativa, buscando capacitar estes profissionais para que saibam como atender essas crianças autistas na rede pública de educação, fortalecendo a inclusão e evitando que estas fiquem separadas ou excluídas das demais. "Nesse curso de capacitação o teor é teórico. Há uma formação teórica, propomos intervenções para esses profissionais fazerem em campo e fazemos a supervisão das ações de cada profissional", detalha Renata.
Portanto, a expectativa do projeto com estas duas atividades é fortalecer o grupo de autistas de Catalão e região e melhorar a abordagem dos profissionais de educação com esta comunidade, com as crianças autistas. "Nossa expectativa com essas duas ações são fortalecer o grupo de autistas, para que venham se formar como associação futuramente e voltem a ter seus encontros mensais como tinham antes da pandemia. Que a pandemia não faça com que esse movimento se enfraqueça, o que não seria bom. Em relação à capacitação, a expectativa é de fato melhorar a inclusão, pois temos recebido muitas queixas de pais de autistas que, com a aula online durante a pandemia, as crianças autistas vem sendo negligenciadas, pois não conseguem estudar junto com os demais alunos. Sem o professor de apoio, não houveram adaptações dos planos e do modo de ensino para estas crianças especiais", conclui a Coordenadora.
O projeto é aberto a todos os autistas, pais e amigos de autistas de Catalão e região. A Coordenação informa, porém, que há espaço também para membros da comunidade em geral, que se sintam próximos da causa da comunidade autista e queiram participar. O projeto mantém um perfil no Instagram para divulgação do trabalho: https://www.instagram.com/autismo.ufcat/?igshid=1hsc2631t1nia. Para mais informações ou dúvidas, há também o contato via e-mail com o projeto: saudementalca@gmail.com.
Fonte: Ascom - UFCAT
Categorias: notícias Saúde da criança e do adolescente Autismo Ufcat projeto de extensão